CAN LITERATURE BLUR THE LIMITS OF THE BODY IN THE CLASSROOM?

Authors

  • Steferson Zanoni Roseiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves IFES https://orcid.org/0000-0002-5684-0880
  • Victor Nogueira Lage UFES

Keywords:

Currículos, Literatura, Juventude, Corpo

Abstract

Metodologicamente, esse ensaio propõe fabular um corpo em uma sala de aula. O que quer esse corpo? Objetivamente, borrar os limites do corpo no encontro com a literatura e as juventudes. Quando o corpo estranho – personagem fabulado no encontro com a turma de graduação – invade uma aula para questionar as interpretações, o que ele quer? Começa por questionar a lógica das explicações, os lugares bem delineados da razão, mas, simplesmente, o que faz é tirar do indivíduo central o foco da verdade. A aposta na literatura com as juventudes em um exercício de praticar os currículos como expansão do mundo implica em possibilitar redes de conversações, em expandir as percepções sobre os corpos. Numa roda de conversas literárias há algo na esfera do acontecimento, do incontrolável, com pouco ou nenhum delineamento, que serve de estopim para desencontros das leituras tradicionais da academia. Quantos possíveis habitam uma sala de aula? 

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Author Biographies

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Prefeitura Municipal de Cariacica.

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, IFES

Doutorando em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Itapina.

Victor Nogueira Lage, UFES

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Published

2024-05-20

How to Cite

ROSEIRO, S. Z.; LIPPAUS PIRES GONÇALVES, N. T.; NOGUEIRA LAGE, V. CAN LITERATURE BLUR THE LIMITS OF THE BODY IN THE CLASSROOM?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202439, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68590. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?