REFLEXOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR NA TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70679Keywords:
Ciências Sociais. Ditadura civil-militar. Trajetórias docentesAbstract
O estudo apresentado discute o percurso de formação e atuação de três professores e pesquisadores, graduados em Ciências Sociais: Lorena Holzmann, Clarissa Eckert, Pe. Ivo Follmann, SJ. O recorte temporal compreende os anos de 1964 a 1985, período em que o Brasil viveu a ditadura civil-militar. Por meio da História Oral como metodologia, as memórias desses intelectuais indicaram diferentes espaços e processos de atuação. Lorena Holzmann se destaca pela atuação nos movimentos docentes que culminou com a criação da ADUFRGS e, no processo de salvaguarda de documentos dos expurgos da UFRGS. Clarissa Eckert, por meio da Associação dos Sociólogos, fomentou a realização de palestras e aulas com destacados intelectuais da época para discutir questões políticas e sociais do contexto vigente. Exerceu, ainda, papel fundamental no processo de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRGS. Ivo Follmann se destacou na militância religiosa e sociológica durante o Regime.
Downloads
References
ALVES, M. H. M. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1984.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. 2 ed. São Paulo: T.A. Queiroz: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
BRITTO, Augusto César Luiz; CORRADI, Analaura. Egodocumentos: Os documentos que expressam a personalidade, a intimidade e motivações dos titulares de arquivos pessoais. Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 32, n. 2, p. 98-129, 2018.
FISHER, Beatriz T. Daudt. Professoras: histórias e discursos de um passado presente. Pelotas: Seiva, 2005.
GRAZZIOTIN, L. S. S. História da Educação e História Oral: possibilidades de pesquisa em acervos de memória. In: RODEGHERO Carla Simone; GRINBERG, Lúcia; FROTSCHER, Méri. (Org.). História Oral e Práticas Educacionais. Porto Alegre: Oikos, 2016, 162-176.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.
HISTÓRICO da UFRGS. Site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ufrgs/a-ufrgs/historico>. Acesso em 24 abr. 2023.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MAINARDES, J.; CARVALHO, I. C. M. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In. ANPEd Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332091638_Autodeclaracao_de_principios_e_de_procedimentos_eticos_na_pesquisa_em_Educacao Acesso em: 18 fev. 2024.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
RICOUER, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2007a.ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SANFELICE, José Luís. O Estado e a política educacional do regime militar. In: SAVIANI, D. (Org.). Estado e Políticas Educacionais na História da Educação Brasileira. SBHE, 2010.
SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. Rompendo o isolamento: reflexões sobre história oral e entrevistas à distância. Revista Anos 90, Porto Alegre, v. 27, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.102266 Acesso em: 18 fev. 2024.
SIRINELLI, Jean-François. Intellectuels et passions françaises: manifestes et pétitions au XXe siécle. Paris: Gallimard, 1996.
SIRINELLI, Jean-François. Génération intellectuele: Khâgneux et Normaliens dans l’entre-deux-guerres. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.
SORIA, Juan Manuel Fernández. Usos de la memoria e el olvido em la historia de la educación. Anuario Gallego de Historia da Educación. n. 10. Sarmiento: Servicio de Publicación das universidades de Vigo. A Corunã e Santigo de Compostela: 2006, p. 25-51.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).