SABORES DA CASA: PRÁTICAS EDUCATIVAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM UM TERREIRO DE UMBANDA DE TERESINA – PIAUÍ

Autores/as

  • Haldaci Regina da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Resumen

As religiões de matrizes africanas são de afirmação e de (re)afirmação das identidades dos povos africanos e afrodescendentes no Brasil, imbuídas de elementos identitários e de validação de suas tradições e culturas. São instituições de ensino-aprendizagem para muitos afrodescendentes em diferentes regiões brasileiras. Este artigo traz um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação com título homônimo. O estudo desvela e analisa os saberes produzidos em Terreiros de Umbanda, a partir de uma investigação no Terreiro de ILÊ OYÁ TADE – a Casa da Coroa de Iansã (deusa dos ventos, de origem do Rio Níger da África), localizado em Teresina – Piauí. Questiona, ainda, como as aprendizagens da Umbanda são tão importantes quanto o ensino-aprendizagem escolar: dois instrumentos sociais voltados para a construção de uma cidadania participativa.

Palavras-chave: Umbanda. Práticas educativas. Produção de saberes. 

 

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Biografía del autor/a

Haldaci Regina da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO PUBLICA, PROFESSORA E MESTRE EM EDUCAÇÃO. PARTICIPA DO NUCLEO DE ESTUDO EM GENERO E AFRODESCENDENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

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Publicado

2015-12-29

Cómo citar

SILVA, H. R. da. SABORES DA CASA: PRÁTICAS EDUCATIVAS E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM UM TERREIRO DE UMBANDA DE TERESINA – PIAUÍ. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 74–88, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/19567. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN