RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E ENSINO DE LITERATURA

Autores/as

  • Florentina da Silva Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA

Resumen

 

Este texto propõe reflexões a respeito do ensino da literatura na contemporaneidade. Considerando a importância do texto literário para a formação cidadã e enfatiza a necessidade de o docente discutir a partir de textos variados propostas de interpretação do país e de sua diversidade étnica e cultural. Por muito tempo no Brasil o ensino da literatura pautou-se em leitura e análise de textos que apontavam a atuação positiva de apenas um dos grupos formadores da população brasileira, hoje, após lutas de vários setores da sociedade, urge que o ensino da literatura brasileira volte-se também para interpretações do Brasil que destaquem representações da diversidade e da interculturalidade.

Palavras-chaves: Ensino de literatura. Relações étnico raciais. Diversidade cultural. Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Florentina da Silva Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora Associada de Literatura Brasileira  do Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da UFBA, pesquisadora CNPQ

Citas

BANIWA, G. dos S.L. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/Secad/Museu Nacional/UFRJ, 2006.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007>. Acesso em: 12 out. 2014.

CANCLINI, N.G. Leitores, expectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.

EVARISTO, C. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

GUARÁ, R. Olho D´´Agua: o caminho dos sonhos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

HALL, S. New ethnicities. ICA Documents, 7 Londres, 1988, p. 27-31

MARANHÂO, S. Mural de ventos. Rio de Janeiro: José Olympio; Mogi das Cruzes, 1999.

PEREIRA, E. As coisas arcas (Obra poética 4). Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.

SANTIAGO, S. Liderança e hierarquia em Alencar. In: Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982, p. 89-115.

SODRE, M. Mestre Bimba, corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

TORRES, C.A. A página da educação. n.76, ano 8, jan. 1990. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=76&doc=7562&mid=2 . Acesso em: 30 mai. 2016.

Publicado

2016-12-22

Cómo citar

SOUZA, F. da S. RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E ENSINO DE LITERATURA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 95–106, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/24446. Acesso em: 22 dic. 2024.