ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE NA BNCC: AVALIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOCENTE

ANALYSIS OF A CONTINUED TRAINING PROGRAM WITH AN EMPLOYMENT IN BNCC: EVALUATION AND TEACHING PARTICIPATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47587

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ciências da Natureza, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo objetiva analisar a participação, avaliação e entendimentos quanto a implementação da BNCC na área de Ciências da Natureza, levando em consideração um grupo de doze docentes em decorrência da participação no Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC. Para tanto, adota-se a abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, considerando-se os princípios da análise de conteúdo. O referido Programa foi realizado no decorrer do segundo semestre do ano de 2017 e envolveu momentos de diagnóstico inicial, estudos conceituais, análises curriculares e oficinas didáticas, além de avaliação realizada a partir da análise de dados apresentados em um questionário e no diário de bordo da mobilizadora dos encontros. Dentre os resultados, destacam-se a participação ativa e comprometida dos docentes que atuaram de forma colaborativa, o reconhecimento das atividades de leitura e reflexão sobre a BNCC, a aprovação e construção de conhecimento teórico e prático relacionado às unidades temáticas da área das Ciências da Natureza, bem como a troca de experiências e a produção de materiais didáticos.

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Biografia do Autor

Vanessa de Cassia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do PG- Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFSM

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Ecologia e Evolução. Centro de Ciências Naturais e Exatas.  Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

MARIANI, V. de C. P.; SEPEL, L. M. N. ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE NA BNCC: AVALIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOCENTE: ANALYSIS OF A CONTINUED TRAINING PROGRAM WITH AN EMPLOYMENT IN BNCC: EVALUATION AND TEACHING PARTICIPATION . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47587. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/47587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO