UMA LEITURA DAS RECENTES PESQUISAS SOBRE OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61599Palabras clave:
Letramento acadêmico, Formação de professores-pesquisadores, Prática de leitura e escrita, Estado da arteResumen
Este estudo, em uma perspectiva qualiquantitativa, tem como objetivo realizar um levantamento das publicações na área de Pedagogia e de Letras a respeito dos letramentos acadêmicos na formação de professores e professoras. Para a geração de dados da pesquisa, produziu-se uma investigação do tipo estado da arte, realizada na plataforma SciELO, concentrada em textos publicados no período de 2015 a 2019, com a finalidade de levantar as publicações voltadas para a temática pesquisada. Apoiado nos Novos Estudos do Letramento, com a investigação teórica, além de conhecer as abordagens e os resultados, pretendeu-se também trazer à superfície as práticas de leitura e escrita da esfera universitária articuladas à formação docente. Com base na análise realizada, pode-se perceber que os resultados salientam a relevância da inserção de graduandos e graduandas, de modo efetivo, nas práticas discursivas acadêmicas, das quais não se separam as práticas de pesquisa na formação, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de professoras e professores que também pesquisam no/o cenário educacional.
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