A constituição do Memorial Professora Vera Maria Silvestri Cruz (1947-2020)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66386Palabras clave:
Personal collection, Memorial, History of EducationResumen
Este estudo consiste em abordar aspectos do processo de doação, organização e disponibilização ao público do acervo pessoal da professora Vera Maria Silvestri Cruz (1947-2020). Seu acervo é constituído de diferentes conjuntos e coleções documentais produzidas ao longo de sua trajetória profissional e vida pessoal. Neste sentido, buscamos narrar as fases de doação, catalogação e entrega à comunidade. Abordamos também ao longo da escrita, alguns desafios, como o próprio contato com o acervo em sua residência, os dilemas e as implicações para manter os traços do arquivamento da titular e conhecer as motivações que levaram à doação por meio de seus familiares da segunda etapa de doação. O resultado deste processo de recebimento do acervo e organização, tem como desfecho a constituição de um espaço de salvaguarda, intitulado Memorial Prof.ª Vera Maria Silvestri Cruz, situado no Laboratório de Práticas Pedagógicas do curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A doação, preservação e disponibilização deste acervo constitui-se como um importante espaço frutífero de narrativas para a Histórias e memórias da Educação.
Descargas
Citas
ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
COX, R. J. Arquivos pessoais: um novo campo profissional – Leituras, reflexões e reconsiderações. Belo Horizonte: UFMG, 2017.
CUNHA, M. T. S. Essa coisa de guardar: homens de letras e acervos pessoais. História da Educação, Pelotas, v. 12, n. 25, p. 109-130, maio/ago. 2008.
FISCHER, B. T. D. As caixas de papéis de Nilce Lea: memórias e escritas de uma simples professora? História da Educação, Pelotas, v. 9, n. 17, p. 69-80, abr. 2005.
HEYMANN, L. Q. Indivíduo, memória e resíduo histórico: uma reflexão sobre arquivos pessoais e o caso Filinto Müller. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n.19, p. 41-66, 1997.
McKEMMISH, S. Provas de mim... In: HEYMANN, L.; NEDEL, L. (org.). Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV, 2018. p. 239-259.
NANDI, M. S. Espaço para aprendizado de alunos da Unesc e de escolas da região é inaugurado. Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, Criciúma, 19 nov. 2012. Disponível em: www.unesc.net/portal/aicom/blog/21444. Acesso em: 3 out. 2022.
PERES, E. T. A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 19, n. 49, p. 1-23, 2019.
SCHÜTZ, K. S. W.; WASCHINEWSKI, S. C. Notas iniciais de pesquisa: mapeando a presença de mulheres como titulares de acervos em instituições. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 440-465, jan./abr. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Temas em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).