EU VEJO O FUTURE-SE REPETIR O PASSADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69015

Palabras clave:

Future-se, Empresariamento da educação superior, Estado

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o Programa Future-se a partir da análise da estrutura e dos intelectuais orgânicos que compuseram a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação no período de 2015 a 2020. Fez-se uso das reflexões de Antonio Gramsci sobre o Estado no capitalismo, tais como o problema da hegemonia, e o papel de mediação política dos sujeitos coletivos e dos intelectuais orgânicos na sociedade civil e política. Os resultados apontaram que vários dos eixos fundamentais do Future-se já se encontravam contemplados em gestões anteriores. Como conclusão, sugere-se que tais características indicam um curto-circuito provocado pelo Golpe de 2016 e a posterior ascensão de um governo ultraliberal de extrema-direita, que potencializou a proposição de um projeto nos moldes do Future-se.

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Biografía del autor/a

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela UFRJ – Professor da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da UFF.

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

COELHO ARGÜELLES DA COSTA, R. E. EU VEJO O FUTURE-SE REPETIR O PASSADO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202501, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/69015. Acesso em: 27 dic. 2024.

Número

Sección

COMUNICACIÓN DE TRABAJOS / INVESTIGACIÓN EN CURSO