O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559Palabras clave:
Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ProfessoresResumen
O Ensino Remoto foi uma mudança temporária de ensino que utilizou as TDIC como forma alternativa para transmissão do conhecimento. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar os usos das TDIC durante o Ensino Remoto. Foram sujeitos da pesquisa 179 professores, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de uma Rede Municipal de Educação do Estado do Paraná. Este estudo se caracteriza como pesquisa de cunho qualitativo com objetivo exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online. Observamos que as medidas adotadas pela rede para implementação do Ensino Remoto são focadas no processo de transmissão do conteúdo. As TDIC foram trabalhadas, nesse período, principalmente, através da produção e encaminhamento de vídeos. E o novo panorama educacional gerado pela pandemia de covid-19 e a implementação do Ensino Remoto revela uma mudança na percepção dos professores sobre as TDIC na educação.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016, 229p.
BERTUSSO, F. R., et al. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências: um paradigma a ser vencido. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S.l], vol. 9, n° 12, p. e26691211099, 2020, https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11099.
BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Brasília: MS, 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/fevereiro/brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 23 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: MEC, 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 23 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo conoravírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC n.º 343, de 17 de março de 2020, n.º 345, de 19 de março de 2020, e n.º 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: MEC, 2020c. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 23 fev. 2020.
BRITO, G. S.; SIMONIAN, M. Conceitos de tecnologias e currículo: em busca de uma integração. In: Diálogos epistemológicos e culturais. Organizadores HAGEMEYER, R. C.; GABARDO, C. V.; SÁ, R. A. Curitiba: W&A Editores, 20p., 2016.
CARVALHO, T. C. D. C. V.; DAVID, P. B.; VASCONCELOS, F. H. L. Percepções sobre as Políticas Públicas de inclusão digital na Educação Básica durante a pandemia da Covid-19: Uma análise bibliográfica. Conexões-Ciência e Tecnologia, Fortaleza, CE, v. 15, p. 1-11, 2021. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2097. Acesso em: 12 fev. 2023.
Cetic.br. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2021. São Paulo: Cetic.br, 2022. 320 p. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124124/tic_educacao_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.
CHANEIKO, J. C.; MACIEL, C.. A Educação Básica e o Ensino Remoto: desafios ou possibilidades?. Revista de Estilos de Aprendizaje, [S.l.], v. 15, n. 30, p. 120–129, 2022. DOI: 10.55777/rea.v15i30.4370. Disponível em: https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/4370. Acesso em: 1 mar. 2023.
COUTO, E. S. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 897–916, 2013. DOI: 10.5007/2175-795X.2013v31n3p897. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n3p897. Acesso em: 10 nov. 2023.
FREDERICO, F. T.; GIANOTTO, D. E. P. Tecnologias educacionais, imagens e o Ensino de Ciências: possibilidades, desafios e discussões. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, p. 1-13, 2015. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.59.
FREITAS, M. T.. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010. DOI: 10.1590/S0102-46982010000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2023.
GAIDARGI, A. M. M. Ferramentas de EaD na Educação Infantil: Revisitando a Relação da Escola para Crianças com a Tecnologia. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 3, e1223, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i3.1223. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1223. Acesso em: 10 nov. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GODINHO, B. (2020). #EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia. Conferência Virtual A Transformação Digital e Tecnologias em Tempo de Pandemia. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias. Santarém, Vol. 8, N. º 4, p. 194-205, 2020. ISSN: 2182-9608. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000. Acesso em: 30 jul. 2023.
HODGES, C. et al. (2020, março, 27). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE review. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 25 jul. 2023.
LIMA, Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão; COSTA, Rostand Edson Oliveira; MAKNAMARA, Marlécio; CAMPOS, Virgínia Pinto; SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de. Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo. New Trends in Qualitative Research, v. 12, p. e680-e680, 2022. DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680
LOPES, W. M. et al. Construção dos saberes docentes e identidade docente de residentes no ensino remoto. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a06. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3955. Acesso em: 3 mar. 2023.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 63438, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 2 ago. 2023.
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde. [s.d]. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 23 fev. 2023.
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. Porto Alegre: UNISINOS, 2006.
PORTO, E. Q.; NUNES, J. F. Laboratório de aprendizagem: uma vivência com tecnologias educacionais digitais na formação de professores. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 7, n. 2, e22052, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22052.id1473.
RODRIGUES, A.; REZENDE-JUNIOR, M. F.; STANO, R. DE C. M. T. Recursos digitais na formação de professores de ciências: alargamento de sentidos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [S.l], Vol. Extr., n. 06, p. 047-051, 2015. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.165.
SILVA, A. F. da; MENDES, A. A.; MÜLLER, M. G. Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota. Revista Insignare Scientia - RIS, [S.l], v. 5, n. 3, p. 309-328, 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743.
SILVA, L. R. P. da et al. Estágio supervisionado remoto: vivenciando a formação docente em um excepcional contexto. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano XXIII, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: 10.19091/reced.vi0.913. Disponível em: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/12/10. Acesso em: 10 ago. 2023.
UNESCO. Estratégias de ensino a distância em resposta ao fechamento das escolas devido à COVID-19. 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373305_por. Acesso em: 24 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Temas em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).