ENSINO SUPERIOR E RACIONALIDADES DO SUJEITO

Autores

  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Edna Gusmão de Góes Gusmão Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este estudo discute a respeito das funções do Ensino Superior a partir da proposta da racionalidade comunicativa, de Jürgen Habermas. Para isso, reflete-se sobre as bases do Ensino Superior na atualidade, que se ancoram na racionalidade técnico-instrumental, sem levar em conta, muitas vezes, outras racionalidades que fazem parte do mundo da vida. Nesse contexto de produção de ciência dentro dessas instituições, fica evidente a marcada distinção entre conhecimento científico e outros conhecimentos. Entende-se que o Ensino Superior, a partir das racionalidades epistemológica, estratégica, teleológica e comunicativa, deve contribuir para a ampliação da competência linguístico-comunicativa de sujeitos, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de falar e agir. Espera-se com este artigo promover um debate de como a teoria do agir comunicativo pode suscitar à educação uma dimensão crítico-reflexiva em relação ao tipo de razão que as universidades devem promover em seu espaço acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Estudos Culturais da Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é docente de Prática Pedagógica na UNEB (campus XIV). Pesquisadora do Núcleo  de Estudos da Linguagem e suas Tecnologias (NELT / UFBA) e do Grupo Linguagem, Sociedade e Produção do Conhecimento (LINSP / UEFS).

Edna Gusmão de Góes Gusmão, Universidade Federal da Paraíba

Possui Pós-Doutorado pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal. Doutorado em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne . Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba . Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes- MPGOA.Tem experiência na área de Educação e Gestão. Atua no MPGOA e nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB principalmente nos seguintes temas: agir comunicativo, ciberespaço, ecologias cognitivas, TV Digital Interativa, redes digitais e sistemas inteligentes, Gestão da Inovação e Educação a Distância. Consultora da CAPES/UAB. Pesquisadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital LAVID/UFPB. Coordenadora da Pesquisa Modelos Conceituais para indústrias criativas de conteúdos Digitais".Coordenadora Técnica do Projeto Africanidade (Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil). Coordenadora da Biblioteca Digital Paulo Freire (www.paulofreire.ufpb.br). Idealizadora e Coordenadora Geral do Programa de Televisão Conexão Ciência TVUFPB canal 43. Foi Coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB, Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes-MPGOA, Presidente do Fórum Nacional da Área de Pedagogia CAPES/UAB e Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação do Norte e Nordeste.

Referências

BERTEN, André. O conceito de aprendizagem em Habermas. In: BRENNAND, Edna Gusmão de Góes e MEDEIROS, Washington de Morais (Org). Dialogando com Jürgen Habermas. João Pessoa: UFPB, 2006. P. 13 a 29.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC / SEF, 2000.

BRENNAND, Edna. Habermas e a educação. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 181-182:5/9, abr-set, 2010. P 187-196.

BUARQUE, Cristovam. A universidade numa encruzilhada. In: APPEL, Emmanuel (org). A universidade na encruzilhada. Seminário universidade: por que e como reformar?. Edições UNESCO Brasil: Brasília, 2003. P. 23 a 65.

CHAUI, Marilena. Universidade operacional: a atual reforma do Estado incorpora a lógica do mercado e ameaça a instituição universitária. Folha de S. Paulo, 9 maio 1999. Caderno Mais!

CUNHA, Maria Isabel (et al). Inovações pedagógicas na formação inicial de professores. In: FERNANDES, Cleoni Maria Barboza e GRILLO, Marlene (orgs). Educação Superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001. P. 33-90.

DIAS SOBRINHO, José. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade? Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./fev./mar./abr. 2005. Disponível em: http://www.cielo.br. Acesso em: 28 de julho de 2013.

FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Tradução José N. Heck. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução Nachmetaphysisches Denken, Philosophische Ayfsätze. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HABERMAS, Jürgen. A ideia de universidade: processos de aprendizagem. Tradução João Barreto. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v. 74, p. 111-130, jan/abr 1993. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/376/381. Acesso em: 17 de junho de 2013.

HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Tradução Maurício Chiarello. In: Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 21, n. 42, p, 273-293, jul/dez, 2007.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Vol 1. Tradução Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. Racionalidade da ação e racionalização social. Vol 2. Tradução: Paulo Astor Soethe.São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.

HORKHEIMER, Marx. Eclipse da razão. Tradução Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002.

KULLOK, Maisa Gomes Brandão. Uma nova concepção de educação superior. In: FERNANDES, Cleoni Maria Barboza e GRILLO, Marlene (orgs). Educação Superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001. P. 131-149.

LÖWY, Michael. Habermas e Weber. In: Crítica Marxista. N. 9, p. 79-86, 1999. Disponível em:

http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/sumario.php?id_revista=9&numero_revista=9. Acesso em: 14 de agosto de 2013.

PEREIRA, Rafael Diogo; PINHEIRO, Daniel Calbino e MUNIZ, Reynaldo Maia. Revista de Administração em Diálogo (RAD). Vol.13, n.2, Mai/Jun/Jul/Ago 2011, p.18- 42.

SANTOS, Boaventura de Sousa e ALMEIDA FILHO, Naomar. A Universidade no século XXI: para uma Universidade nova. COIMBRA, 2008.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 2. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília (DF): Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 1999.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

ANECLETO, Úrsula C.; GUSMÃO, E. G. de G. ENSINO SUPERIOR E RACIONALIDADES DO SUJEITO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 58–80, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/18644. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO