HISTÓRIA, PESQUISA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Israel Soares Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Severino Bezerra Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O presente artigo trata das transformações ocorridas no conceito e nas investigações históricas, redefinindo suas perspectivas, percepções e interpretações do mundo em suas variadas dimensões, vislumbrando como esse novo paradigma se tornou indispensável para incorporar no discurso e práticas das ciências, especialmente da História, aqueles segmentos sociais excluídos e marginalizados que, apesar de incluídos nas encruzilhadas e labirintos que marcaram/marcam suas cotidianidades, encontram-se fora dos fatos e rituais próprios do mundo oficial. Neste sentido, a relação História, Pesquisa e Educação nas últimas décadas, no cenário brasileiro, tem ganhando novas configurações mediadas pelos novos paradigmas imprimidos especialmente pela nova forma de ver, fazer e interpretar o mundo, os grupos, as instituições e as pessoas.

Palavras-chave: História. Pesquisa acadêmica. Educação.

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Biografia do Autor

Israel Soares Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Educação pelo Programa de Educação da UFPB.

Severino Bezerra Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor da Pós-graduação e da graduação do Centro de Educação da UFPB.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

SOUSA, I. S.; SILVA, S. B. HISTÓRIA, PESQUISA E EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 150–163, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20224. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA