A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Fatima Maria Leite Cruz Universidade Federal de Pernambuco.
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a construção da educação de qualidade e a formação dos professores em geral, e em particular, sobre a formação dos professores que ensinam Matemática. Aborda-se o percurso dessa formação, imbricado em diferentes aspectos e ancorado em dois paradigmas que coexistem nas práticas pedagógicas e nas matrizes de cursos de formação docente: o paradigma conservador objetivista e o paradigma inovador subjetivista. Além de uma análise crítica a esses dois paradigmas, este artigo propõe a construção de eixos que contemplem a dimensão qualitativa da formação de professores, suas possibilidades e desafios na prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação docente. Formação de professores que ensinam matemática. Educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Referências

ADLER, J.; BALL, D.; KRAINER, K.; LIN, F.; NOVOTNA, J. Educational Studies. Mathematics, 60, p. 359–381, 2005.

APPLE, M. Educação e poder. São Paulo: Artes médicas, 1989.

HENRY, M. O contrato didático. Tradução IREM de Besançon, 1991, p. 1-10.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

CHAUÍ, M. A universidade operacional. Folha de São Paulo, São Paulo. 9 maio. 1999. Caderno Mais p.5-3.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CRUZ, F. M. L. Múltiplos olhares: a prática pedagógica por quem a realiza.1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1998.

______ . Fatima Maria Leite. Expressões e significados do fracasso escolar em matemática: representações sociais de professores e alunos da Educação Básica e do ensino superior. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.

DUBAR, C. A socialização: a construção das identidades sociais e profissionais. Porto, Porto, 1997.

FIORENTINI, D.; SADER, P. M. A. Tendências da pesquisa brasileira sobre a prática pedagógica em matemática: um estudo descritivo. In: Reunião Anual da ANPED, 22, 2000. Caxambu, Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. [S.l.]: Paz e terra, 1996.

FOSSA, J. A. Teoria intuicionista da educação matemática. Tradução Alberta M. R. B. Ladchumananandasivam. Natal: EDUFRN, 1998.

GANDIN, L. et al. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente. (Entrevista com a profª Glória – Ladson). Educação e sociedade, n. 79, 2002.

LINS, C.; SANTIAGO, M. E. Representação social: educação e escolarização. In: PAREDES, A. (Org.). Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.

MACHADO, N. Matemática e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

MONTEIRO, C. E. F.; PINTO, M. M. F. Challenges facing the teaching of mathematics student teachers In: ICMI Study Conference: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, Águas de Lindóia. Proceedings ICMI Study Conference: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, 2005. p. 01-06.

NUNES, T. A experiência inglesa. In: MENEZES, L. C. (Org.). Professores: formação e profissão. Campinas: Autores Associados, 1996.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Milton. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. Conferência de Abertura do IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Águas de Lindóia - SP, 04 a 08 de 1998.

SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Artes médicas, PA, 1998.

TARDIF, Maurício. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974

VEIGA, Ilma Alencastro Passos. Docência: Formação, Identidade Profissional e Inovações Didáticas. Anais... XII ENDIPE Organizadoras: Aida Maria Monteiro Silva (et al) – Recife, ENDIPE, 2006.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) - pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

CRUZ, F. M. L.; MONTEIRO, C. E. F. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 220–244, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20442. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS