DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: PROCESSOS DEMOCRÁTICOS E A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS

HUMAN RIGHTS OF THE CHILD AND ADOLESCENT: DEMOCRATIC PROCESSES AND KNOWLEDGE DISSEMINATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.28882

Palavras-chave:

Direitos humanos, Crianças e adolescentes, Disseminação

Resumo

O objetivo deste trabalho é de discutir sobre a relação entre a disseminação dos conhecimentos sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e a cidadania, com foco na consolidação da democracia. A pesquisa bibliográfica revelou que a disseminação tem profundas relações com as transformações culturais e com a consolidação do projeto de cidadania no cenário da democracia instituída com a Constituição Federal de 1988.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Educação - UnB

Pesquisador do Inep/MEC

Orientador da pós-graduação da UFG

Edinara Kunz e Silva, Universidade Federal de Goiás, Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Especialista em Direitos Humanos (UFG)

Pedagoga da SEDESTMIDH-DF

 

Referências

BAPTISTA, Myrian Veras. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de direitos. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n.109, p.179-199, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282012000100010 . Acesso em: 25 outubro 2015.

CIABATTARI, Milene Aparecida Elias. Cidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente: uma leitura na escola. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Oeste Paulista – UNIOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, 2010. Disponível em: http://tede.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=213. Acesso em: 24 outubro 2015.

CRUZ, Déa Sílvia Moura da; SANTOS, Celina Cely Rodrigues dos; MARQUES, Daniela Karina Antão [et al.]. Conhecimento dos profissionais da saúde acerca dos direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, 8(2):351-7, fev., 2014. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/4037/8479. Acesso em: 24 outubro 2015.

FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor: reflexos em sua formação e atuação. 2004. 223 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista – Campus Presidente Prudente, Presidente Prudente, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/luiz_antonio.pdf Acesso em: 25 outubro 2015.

GARCIA, Rayssa Cardoso e ARAUJO, Jailto Macena de. Os princípios da administração pública no sistema jurídico brasileiro. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 96, jan, 2012. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=11022&n_link=revista_artigos_leitura<. Acesso em 20 novembro 2014.

GENTILLI, Victor. O conceito de cidadania, origens históricas e bases conceituais: os vínculos com a Comunicação. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 1, n. 19, 2006. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/view/325/256 Acesso em: 25 outubro de 2015.

IKUMA, Daniel Massayuki ; KODATO, Sérgio . Educadores têm conhecimento limitado e estereotipado do ECA. Agência USP de Notícias, São Paulo, 03 jan. 2014. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=165146. Acesso em 24 outubro 2015.

KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. Qualidade educacional e perfil socioeconômico: expressão espacial do ensino público no Distrito Federal. 2014. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15475/1/2014_SidelmarAlvesdaSilvaKunz.pdf. Acesso em 24 outubro 2015.

LARA, Marilda Lopes Gines de; CONTI, Vivaldo Luiz. Disseminação da informação e usuários. São Paulo em Perspectiva, vol.17 no.3-4 São Paulo July/Dec. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392003000300004&script=sci_arttext. Acesso em: 21 junho 2015.

MENDONÇA, Valéria Nepomuceno Teles. Os movimentos sociais pela promoção e garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes. In: MIRANDA, Humberto (org.). Crianças e adolescentes: do tempo da assistência à era dos direitos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. P. 124-139.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS. Histórico da política de assistência social. Disponível em: http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/41/docs/historico_da_politica_de_assistencia_social_-_2000.pdf Acesso em: 2 julho 2015.

NOGUEIRA, Barbara Emanuelle Rocha Guimarães. Da disseminação do tema Direitos Humanos e dos principais tratados internacionais. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 27 jan. 2012. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.35625&seo=1. Acesso em: 22 maio 2015.

PLAN INTERNATIONAL BRASIL. Por ser menina no Brasil [resumo executivo] - Crescendo entre direitos e violências - Pesquisa com meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil. 2014. Disponível em: https://plan.org.br/file/2511/download?token=T0IG9Cia Acesso em: 24 outubro 2015.

PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. A constituição do conceito de infância e algumas questões relativas ao corpo: da idade média à modernidade. Revista Poiésis – vol.I, nº 1, pp.48-62, jan/dez 2003. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10508/6982 Acesso em: 25 outubro 2015.

REIS, Elisa. Cidadania: história, teoria e utopia. Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. 11-17, 1999.

REZENDE FILHO, Cyro de Barros; CÂMARA NETO, Isnard de Albuquerque. A evolução do conceito de cidadania. Revista Ciências Humanas - UNITAU, v. 7, n. 2, 2001.

RICCI, Ruda Guedes Moisés Salerno. Controle social: um conceito e muitas confusões. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, Universidade Estadual de Maringá n.98, Julho de 2009, Ano IX, p. 09-12. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7590/4362 Acesso em: 25 outubro 2015.

SANTANA, Dilma Pio de. O papel do controle social na política de assistência social de Goiânia (1996/2006). 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=124587 Acesso em: 25 outubro 2015.

SANTOS, Eliane Araque dos. Criança e adolescente – sujeitos de direito. Inclusão social, Brasília, v. 2, n. 1, out. 2006/mar. 2007, p. 130-134. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/56/78 Acesso em: 25 outubro 2015.

SHULTZ, Elisa Stroberg; Barros, Solange de Moraes. A concepção de infância ao longo da História no Brasil Contemporâneo. Revista de Ciências Jurídicas, Ponta Grossa. 2011, p. 137-147. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/lumiar/article/view/2486/2873 Acesso em: 25 outubro 2015.

SILVEIRA, Cláudia da. Cidadania: criança e adolescente. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 28 set. 2012. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.39707&seo=1 Acesso em: 24 outubro 2015.

SOUZA, Venceslau Alves. Direitos no Brasil: necessidade de um choque de cidadania. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 27, p. 211-214, nov. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n27/16.pdf Acesso em: 21 junho 2015.

SYMONIDES, JANUSZ. Novas dimensões, obstáculos e desafios para os direitos humanos: observações iniciais. In: SYMONIDES, Janusz. Direitos humanos: novas dimensões e desafios. Brasília: UNESCO Brasil, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003. P. 23-75.

UNESCO. Plano de Ação – Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Segunda fase. Brasília, 2012. Disponível em: >http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002173/217350por.pdf<. Acesso em: 26 setembro 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

KUNZ, S. A. da S.; KUNZ E SILVA, E. DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: PROCESSOS DEMOCRÁTICOS E A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS: HUMAN RIGHTS OF THE CHILD AND ADOLESCENT: DEMOCRATIC PROCESSES AND KNOWLEDGE DISSEMINATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 57–69, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.28882. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/28882. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS