INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA URBANA: A DIVERSIDADE TECIDA POR JOVENS ESTUDANTES DO CAMPO.

INTERCULTURALITY IN THE URBAN SCHOOL: THE DIVERSITY BUILT BY THE YOUNG COUNTRYSIDE STUDENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.42906

Palavras-chave:

Juventude, Interculturalidade, Identidade, Hibridização Cultural

Resumo

 

 

Este artigo aborda a diversidade cultural, ao apresentar contribuições da perspectiva intercultural do campo educacional na pós-modernidade, entrelaçado aos pressupostos pós-críticos em educação, em diálogos contemporâneos sobre a juventude e suas identidades culturais, a partir da investigação no/do cotidiano escolar. O interesse da pesquisa surgiu da prática profissional de uma das autoras que, ao atuar como coordenadora pedagógica em uma escola de Ensino Médio, observa insegurança e dificuldades da maioria dos/as profissionais para o trabalho com a diversidade presente nesse espaço. A opção metodológica da pesquisa considerou a abordagem qualitativa e o contato direto com a situação estudada, através da Etnopesquisa, buscando compreender a realidade vivenciada pelos/as participantes, em seus contextos socioculturais. Para o levantamento e a construção das informações, utilizaram-se questionário, tertúlias dialógicas culturais e observação participante. O estudo aponta que os/as jovens estudantes, participantes da pesquisa, são sujeitos fragmentados e híbridos, que buscam por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades culturais, passando por tensões, conflitos e negociações. Ao mesmo tempo, apontam a necessidade de repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de valorizar suas expectativas e necessidades.

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Biografia do Autor

Emanuela Oliveira Carvalho Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, da qual é docente desde 2005. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado Profissional de Educação e Diversidade. Tem experiência na área de Educação em docência, gestão administrativo-pedagógica, coordenação, assessoria e consultoria da Educação Básica e Universitária, com ênfase em Currículo Escolar, atuando principalmente nas seguintes áreas, programas e projetos da educação escolar e não escolar: formação de professores, educação e linguagens, pesquisa e prática pedagógica, políticas públicas e planejamento educacional.

Edilania de Paiva Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade - MPED - UNEB - CAMPUS IV - Jacobina - BA. Integrante do grupo de pesquisa: Educação, Formação e Contemporaneidade, UNEB, coordenado pela professora Dra. Emanuela Oliveira Carvalho Dourado. Especialista em Gestão de Organizações Educacionais, pela UNEB (2010) e em Metodologia do Ensino Superior, pela UNEB (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2000). Atualmente, coordenadora pedagógica da PREFEITURA MUNICIPAL DE JUSSARA atuando no Ensino Fundamental - Séries Iniciais e Coordenadora Pedagógica da SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO com jovens do Ensino Medio. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Diversidade, Educação do Campo, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Formação de professores e Gestão Educacional.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

DOURADO, E. O. C.; SILVA, E. de P. INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA URBANA: A DIVERSIDADE TECIDA POR JOVENS ESTUDANTES DO CAMPO.: INTERCULTURALITY IN THE URBAN SCHOOL: THE DIVERSITY BUILT BY THE YOUNG COUNTRYSIDE STUDENTS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 102–120, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.42906. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/42906. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: EPISTEMOLOGIAS E NOVAS FERRAMENTAS