O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO ORIENTADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES

THE POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT AS A GUIDING PRINCIPLE FOR SCHOOL PRATICES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52963

Palavras-chave:

Participação coletiva, Projeto Político Pedagógico, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho objetiva evidenciar a importância da construção e consolidação das ações contidas no Projeto Político Pedagógico (PPP) para o melhor desenvolvimento das atividades escolares, tendo como meta a formação de cidadãos críticos e reflexivos, contribuindo, desse modo, com as transformações sociais. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa, por intermédio da pesquisa bibliográfica, embasado em autores que apresentam um posicionamento dialógico e apontam caminhos possíveis para a construção do PPP, sendo que este vai além de um simples documento, devendo constar as ações a serem colocadas em prática pelos agentes que compõem o meio escolar, objetivando a qualidade permanente da educação, uma vez que o foco principal do PPP deve ser o ensino e a aprendizagem. Enfatizamos a construção coletiva do projeto, no sentido de envolver toda a comunidade e fazê-la refletir sobre o quanto se torna necessário e imprescindível tornar-se parte desse processo, enquanto sujeito consciente e responsável por tomar para si um desafio que busca tornar a sociedade um espaço mais igualitário, promotor de uma educação inclusiva, democrática, cidadã e, acima de tudo, de qualidade.

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Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE).

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor da rede estadual de ensino cearense (SEDUC/CE); Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB); Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

 

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004); Especialização em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional pela Faculdade Kurios (2018) e Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (2008). Atualmente é Professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE). Tem experiência na área de Educação. 

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

NASCIMENTO, F. J. do; NASCIMENTO, R. de C. do; LIMA, M. S. L. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO ORIENTADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES: THE POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT AS A GUIDING PRINCIPLE FOR SCHOOL PRATICES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52963. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/52963. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

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