IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: O ENEM E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

DIDACTIC-PEDAGOGICAL IMPLICATIONS: THE ENEM AND PHYSICAL EDUCATION IN HIGH SCHOOLABSTRACT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54644

Palavras-chave:

Educação Física, ENEM, Ensino Médio

Resumo

Este estudo traz os resultados da pesquisa que versa sobre o ENEM e a Educação Física no ensino médio. Investiga se o exame regula as práticas pedagógicas de professores de Educação Física que atuam no último ano da educação básica e qual a percepção dos docentes e discentes sobre a avaliação. O contexto da pesquisa foram duas escolas estaduais de um município da região metropolitana de Porto Alegre computando dois professores de Educação Física, duas   Orientadoras Pedagógicas e doze alunos do 3º ano do ensino médio.  De caráter qualitativo-descritivo o estudo confirma por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) que o ENEM é compreendido como um mecanismo de acesso ao ensino superior, embora pareca não exercer influência sobre as práticas de ensino da Educação Física no ensino médio.

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Biografia do Autor

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora da Universidade Feevale.

Tatiane de Oliveira, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Especialista em Educação pelo IFSUL. Educadora Social no município de Novo Hamburgo.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Professor da Universidade Feevale.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

ZUCCHETTI, D. T.; DE OLIVEIRA, T.; ROESE SANFELICE, G. IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: O ENEM E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIDACTIC-PEDAGOGICAL IMPLICATIONS: THE ENEM AND PHYSICAL EDUCATION IN HIGH SCHOOLABSTRACT. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54644. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54644. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA