PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS AÇÕES, POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA O JOVEM BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31618Palavras-chave:
Ensino Médio., Juventude., Trabalho., Educação.Resumo
Objetiva discutir as ações, políticas e programas para o jovem no Brasil e a relação entre empregabilidade/trabalho e constituição do ser jovem a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio que traz à tona a necessidade de se discutir o modelo de formação pensado para os jovens brasileiros. Volta a atenção para as estratégias e os projetos desenvolvidos no Brasil com foco na juventude e que apresenta objetivo, tanto inserir o jovem no mercado de trabalho via incentivo aos processos educativos quanto sustenta a ideia de desenvolvimento econômico versos educação. Todavia, não garante ao jovem formação condizente com a emancipação do sujeito total.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. 9. ed. Campinas - SP: Cortez/ Unicamp, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Executivo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm Acesso em: 11 de novembro de 2016.
______. Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm Acesso em: 13 de novembro de 2016.
______. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Executivo, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/D5154.htm 12 de novembro de 2016.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Executivo, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 15 de novembro de 2016.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Executivo, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 14 de novembro de 2016.
______, Pacto Nacional Pelo Ensino Médio: Formação de Professores – Documento Orientador Preliminar. Brasília, DF: MEC/SEB, 2013. Disponível em: http://www.dpe.ufv.br/wp-content/uploads/Documento-Orientador.pdf Acesso em: 25 de outubro de 2016.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas-SP, Autores Associados, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 9ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2008.
FRIGOTTO, Gaudêncio. CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise. A Gênese do Decreto Nº 5.514/2004: um debate do contexto controverso da democracia restrita. In: Trabalho necessário. Revista Eletrônica do neddate, Disponível em http://www.uff.br/trabalhonecessario/MMGTN3.htm, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 8ª ed. São Paulo, Cortez, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 1995.
GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1982.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
IANNI, Octavio. A Era do Globalismo. 10ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.
MANFREDI, Sílvia Maira. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa. Tavares. São Paulo: Boitempo,2006.
NEVES, Lucia Maria Wanderlei. Liberalismo e Educação em Debate: “Brasil Século XXI: Propostas Educacionais em Disputa. Campinas, São Paulo, Autores Associados, 2007.
NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: Um balanço – In: FRIGOTTO,
GAUDÊNCIO (org.). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de final de século. 9ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008.
SAVIANI, Dermerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermerval. O Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde – Revista da EPSJV/FIOCRUZ. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, N. 1, p. 131-152, 2003.
SAVIANI, Dermerval. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. [et al.]. 2ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2006.
SPOSITO. Pontes Marília. Os jovens no Brasil: desigualdades múltiplas e novas demandas políticas. São Paulo. Ação Educativa; 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.