PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS AÇÕES, POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA O JOVEM BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31618

Palavras-chave:

Ensino Médio., Juventude., Trabalho., Educação.

Resumo

Objetiva discutir as ações, políticas e programas para o jovem no Brasil e a relação entre empregabilidade/trabalho e constituição do ser jovem a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio que traz à tona a necessidade de se discutir o modelo de formação pensado para os jovens brasileiros. Volta a atenção para as estratégias e os projetos desenvolvidos no Brasil com foco na juventude e que apresenta objetivo, tanto inserir o jovem no mercado de trabalho via incentivo aos processos educativos quanto sustenta a ideia de desenvolvimento econômico versos educação. Todavia, não garante ao jovem formação condizente com a emancipação do sujeito total. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e professor da Universidade Federal do Tocantins.

Angelita Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

 Mestre em Educação pela UFMS e professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. 9. ed. Campinas - SP: Cortez/ Unicamp, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Executivo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm Acesso em: 11 de novembro de 2016.

______. Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm Acesso em: 13 de novembro de 2016.

______. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Executivo, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/D5154.htm 12 de novembro de 2016.

______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Executivo, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 15 de novembro de 2016.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Executivo, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 14 de novembro de 2016.

______, Pacto Nacional Pelo Ensino Médio: Formação de Professores – Documento Orientador Preliminar. Brasília, DF: MEC/SEB, 2013. Disponível em: http://www.dpe.ufv.br/wp-content/uploads/Documento-Orientador.pdf Acesso em: 25 de outubro de 2016.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas-SP, Autores Associados, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 9ª ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise. A Gênese do Decreto Nº 5.514/2004: um debate do contexto controverso da democracia restrita. In: Trabalho necessário. Revista Eletrônica do neddate, Disponível em http://www.uff.br/trabalhonecessario/MMGTN3.htm, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 8ª ed. São Paulo, Cortez, 2006.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 1995.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1982.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

IANNI, Octavio. A Era do Globalismo. 10ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.

MANFREDI, Sílvia Maira. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa. Tavares. São Paulo: Boitempo,2006.

NEVES, Lucia Maria Wanderlei. Liberalismo e Educação em Debate: “Brasil Século XXI: Propostas Educacionais em Disputa. Campinas, São Paulo, Autores Associados, 2007.

NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: Um balanço – In: FRIGOTTO,

GAUDÊNCIO (org.). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de final de século. 9ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008.

SAVIANI, Dermerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2007.

SAVIANI, Dermerval. O Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde – Revista da EPSJV/FIOCRUZ. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, N. 1, p. 131-152, 2003.

SAVIANI, Dermerval. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. [et al.]. 2ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2006.

SPOSITO. Pontes Marília. Os jovens no Brasil: desigualdades múltiplas e novas demandas políticas. São Paulo. Ação Educativa; 2003.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

SANTOS, J. B. dos; OLIVEIRA, A. A. de. PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS AÇÕES, POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA O JOVEM BRASILEIRO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 161–173, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.31618. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.31618. Acesso em: 19 nov. 2024.