A INVIABILIZAÇÃO DO CORPO GORDO NAS REVISTAS FEMININAS BRASILEIRAS: estudo de caso sobre capas da revista digital Elle Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n28.61924.p21-37

Palavras-chave:

Corpo gordo;, Moda;, Elle Brasil;, Revista;

Resumo

O mundo globalizado fez com as plataformas midiáticas e de comunicação tivessem que se reinventar, como foi o caso das revistas impressas que convergiram, e algumas ressurgiram no formato digital. O presente artigo tem como objetivo discutir a inviabilização do corpo gordo feminino nas revistas femininas brasileiras, mais especificamente na revista digital Elle Brasil.  A pesquisa ancora-se nos conceitos de gordofobia com Santos e Jimenez (2021), corpo ideal midiático com Siqueira e Faria (2007) e Oliveira (2018), explicando a moda como instrumento cultural. Para compor o artigo, três capas, cujos modelos estampados no produto eram gordos, foram objeto para análise textual e de imagem. Foi feito também um apanhado, de maneira bibliográfica, de como funcionam as escolhas editoriais e de como essas estruturas corpóreas foram representadas nas capas estudadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayane Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Jornalismo (bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), produtora de conteúdo Body Positive (Movimento Corpo Livre) e militante contra gordofobia. Criadora do podcast sobre saúde da mulher gorda "Cuidando Delas", um produto do seu trabalho de conclusão de curso. Tem afinidade com pesquisa de gênero, corpo e linguagem. Participou como extensionista voluntária no projeto de extensão "Furdunço" durante três anos, que consiste em um programa televisivo produzido por alunos da UBPB e aborda a cultura paraibana. Além disso, foi estagiária da TV UFPB por dois anos, onde desempenhou funções de produção e repórter. Também foi estagiária da assessoria da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), produzindo releases, fotos e material audiovisual para a autarquia. Ainda, estagiou no sistema Arapuan de Comunicação como produtora do programa "Manhã da Gente". Teve experiência de monitoria com a disciplina "Produção e planejamento em radiojornalismo" para alunos de quinto período do curso de Jornalismo. ID Lattes: 4081601779097333.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

DOSSIÊ FAT STUDIES