30 anos de inovações democráticas na América Latina e seus desafios frente ao autoritarismo e à desinformação (Entrevista com Thamy Pogrebinschi)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.66815Palavras-chave:
Inovações democráticas, Participaç˜ão civil, Sociedade civil, Autoritarismo, DesinformaçãoResumo
Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2002) e pesquisadora sênior do Center for Civil Society Research, sediado no WZB Berlin School os Science Center, na Alemanha, Thamy Pogrebinchi aborda, nesta entrevista, os resultados do projeto “Inovativos for Democracy in Latin America”, que analisa dados de mais de 3.500 casos de experimentos democráticos desenvolvidos em mais de 18 países ao longo de 30 anos. Thamy Pogrebinchi explica os contextos que levam à expansão e à derrocada de inovações democráticas de forma relacionada a governos mais ou menos democráticos ou autoritários. Aborda, ainda, o papel desempenhado pela sociedade civil na promoção da cultura cívica, os desafios de implementar processos de participação digital mais perenes e reflete sobre iniciativas mais recentes que visam dar respostas às práticas de desinformação.
Downloads
Referências
POGREBINSCHI, T. Innovating Democracy?: The Means and Ends of Citizen Participation in Latin America (Elements in Politics and Society in Latin America). Cambridge: Cambridge University Press, 2023. doi:10.1017/9781108690010
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiana Maria Dourado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).