NOVOS LEITORES, NOVAS HABILIDADES DE LEITURA E SIGNIFICAÇÃO: desafios para a media e information literacy

Autores/as

  • Mariana Pícaro Cerigatto UNESP Marília
  • Helen de Castro Silva Casarin UNESP Marília

Palabras clave:

hipertexto, matrizes da linguagem, media e information literacy

Resumen

Ao reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais. Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Pícaro Cerigatto, UNESP Marília

Mestre em Comunicação, Informação e Educação em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, Brasil. Doutoranda do Programa em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, Brasil.

Helen de Castro Silva Casarin, UNESP Marília

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, Brasil. Livre docente pelaUniversidade Estadual Paulista, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, Brasil.

Publicado

2015-04-18

Cómo citar

Cerigatto, M. P., & Casarin, H. de C. S. (2015). NOVOS LEITORES, NOVAS HABILIDADES DE LEITURA E SIGNIFICAÇÃO: desafios para a media e information literacy. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 052. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/039

Número

Sección

Artigos de Revisão