Democracia hackeada à brasileira

regimes de informação e as ações de desinformação praticadas pela “ABIN Paralela”

Autores

  • Ingrid Rocha Guimarães Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Elisabete Gonçalves de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gustavo Silva Saldanha Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Regime de Informação, Desinformação, Democracia, Hacking Democracy

Resumo

Este artigo tem como objeto os processos de “hackeamento” da democracia no Brasil sob a lente conceitual de regime de informação. O objetivo é investigar as ações de desinformação praticadas pela denominada “ABIN Paralela”, descrevendo seu modus operandi e discutindo as implicações dessa ruptura para a deslegitimação das autoridades epistêmicas. Conduzida como um estudo de caso único de abordagem qualitativa com base em pesquisa documental, a investigação adota o Relatório Final do inquérito policial sobre a “ABIN Paralela” como corpus e o conceito de regime de informação como heurística de análise. Os resultados do relatório apontaram que a “ABIN Paralela” atuou como uma organização criminosa que instrumentalizou a estrutura estatal para realizar espionagem ilegal e fabricar campanhas de desinformação. A operação reconfigurou o regime informacional ao forjar um falso problema sobre a integridade do sistema eleitoral, instrumentalizando a própria máquina estatal, com o emprego de seus recursos públicos e o desvio funcional de seus agentes, para atacar as autoridades epistêmicas, como o Supremo Tribunal Eleitoral brasileiro, e corroer, por dentro, a confiança nas instituições democráticas. Conclui-se que a atuação do grupo engendra uma corrupção sistemática do regime de informação democrático, atuando não apenas pela disseminação de informações falsas, mas pela corrosão das próprias regras de validação do conhecimento. A principal contribuição do estudo reside em demonstrar que a tentativa de captura da democracia ocorreu por meio de um ataque estrutural às bases que legitimam a verdade na esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Rocha Guimarães, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (GCI/UFF). Mestra em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ).

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Biblioteconomia e em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação desta Universidade (PPGCI/UFF).

Gustavo Silva Saldanha, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2006); Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG (2008); Especialista em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2009); Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do acordo de cooperação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - PPGCI IBICT UFRJ (2012). Realizou, sob fomento da CAPES, o Estágio Pós-Doutoral na Université Toulouse III Paul Sabatier, Toulouse, França (2017-2018).

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 148, n. 222, p. 1, 18 nov. 2011.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Brasília, DF: Presidência da República, 2018.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Polícia Federal. Divisão de Operações de Inteligência Cibernética. Relatório final: Inquérito Policial Federal IPL n.º 2023.0022161. Brasília, DF: Polícia Federal, 2025a. 1125 p. Ref: INQ 4781/DF; PET 11108/DF.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (STF). STF retira sigilo de investigação sobre uso de programa secreto pela ABIN. Notícias STF. Brasília, DF, 18 jun. 2025b. Disponível em: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-retira-sigilo-de-investigacao-sobre-uso-de-programa-secreto-pela-abin/. Acesso em: 9 out. 2025.

CASSIN, Barbara. Aristóteles e o lógos: contos da fenomenologia comum. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

CASSIN, Barbara. O efeito sofístico. São Paulo: Ed. 34, 2005.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as Sociedades de Controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 219-226. (Coleção TRANS).

FROHMANN, Bernd. A documentação rediviva: prolegômenos a uma (outra) filosofia da informação. Morpheus, Rio de Janeiro, v. 9, n. 14, p. 227-249, 2012. Disponível em: https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4828. Acesso em: 25 jul. 2025.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. As ações de informação e seus contextos: aportes da pragmática ao campo investigativo da Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-20, out./dez. 2020. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/157773. Acesso em: 25 jul. 2025.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Novos cenários políticos para a informação. Ciência e Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, jan./abr. 2002. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/975/1013. Acesso em: 25 jul. 2025.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 7-31, 1999. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/126/1/GomezInformare1999.pdf. Acesso em: 25 jul. 2025.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 43-60, set./dez. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/323110. Acesso em: 25 jul. 2025.

OTLET, Paul. Traité de documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxelas: Editiones Mundaneum, 1934.

SCHIA, Niels Nagelhus; GJESVIK, Lars. Hacking democracy: managing influence campaigns and disinformation in the digital age. Journal of Cyber Policy, v. 5, n. 3, p. 413-428, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/23738871.2020.1820060. Acesso em: 25 jul. 2025.

YIN, Robert K. Introdução. In: YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 19-37.

Downloads

Publicado

2026-08-02

Como Citar

Rocha Guimarães, I., Gonçalves de Souza, E., & Silva Saldanha, G. (2026). Democracia hackeada à brasileira: regimes de informação e as ações de desinformação praticadas pela “ABIN Paralela”. Informação & Sociedade: Estudos, 35. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/76676

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.