REFLEXÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO: a proposta curricular como instrumento da política curricular integrada a uma política educacional

Autores

  • Paulo Roberto Vieira PUC Minas
  • Flavia Temponi Goes
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.16482

Resumo

O objetivo deste texto é refletir acerca da proposta curricular, entendendo-a como um instrumento da política curricular integrada a uma política educacional, na qual se manifestam disputas, onde são problematizadas questões sociais, políticas e econômicas, inseridas em constante campo de tensão e confronto, definidas por relações de poder. Como estratégia para discorrer sobre o tema em questão utilizou revisão bibliográfica. Conclui-se, baseado nas teorizações sobre currículo, que a proposta curricular é o principal veículo no processo de discussão sobre as melhores formas de tornar uma política educacional eficiente e por meio do qual vai se organizar, sistematizar e ordenar os princípios e as finalidades desta política, que por fim, espera-se contribua para a formação integral dos sujeitos, tornando-os livres e autônomos e um tipo de sociedade em que reine a justiça e a igualdade social, em detrimento a uma formação alienante e unicamente propedêutica, voltada para fins econômicos. Palavras chave: currículo; proposta curricular; política curricular; política educacional

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Vieira, PUC Minas

Doutorando em Educação PUC Minas Docente da Faculdade Pitágoras BH/MG, Universidade Salgado de Oliveirsa e Fundação Helena Antipoff – Ibirité-MG, graduado em Educação Física pela UFMG

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Publicado

25-03-2015

Como Citar

VIEIRA, P. R.; GOES, F. T.; OLIVEIRA, M. A. M. REFLEXÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO: a proposta curricular como instrumento da política curricular integrada a uma política educacional. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.16482. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.16482. Acesso em: 4 dez. 2024.