A (RE)ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO SUL
desafios de realizar práticas interdisciplinares em contextos disciplinares
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.28614Palavras-chave:
Reestruturação curricular., Ensino Médio., Interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo é resultado da investigação da reestruturação curricular no Ensino Médio no Rio Grande do Sul por meio de relatos produzidos por professores de Ciências da Natureza e Matemática nos dois primeiros anos de implantação da proposta. Objetivamos compreender os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade na sala de aula do Seminário Integrado. Com uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, analisamos relatos produzidos por professores em um processo de formação e utilizamos como ferramenta de análise a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi. Pudemos constatar que a interdisciplinaridade realizada pela maioria dos professores não configura o que os teóricos entendem por interdisciplinaridade, mas sim outras possibilidades, a primeira é baseada nos professores que abordam o tema proposto no Seminário Integrado (SI) em suas disciplinas, a segunda é quando os alunos ficam responsáveis por procurar os conteúdos do tema principal de acordo com as disciplinas. Por fim, consideramos que a compreensão da proposta pode ser facilitada à medida que investimos em formação cotidiana, pois, por meio da formação, conseguimos lidar com as dificuldades do dia a dia, trocamos experiência, dialogamos com o outro e nos encontramos enquanto seres inacabados que somos.
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