O QUE DIZEM SOBRE A BNCC? Produções sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no período de 2010 a 2016

Autores

  • Nathália Fernandes Egito Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Zuleide da Costa Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.29922

Resumo

Este texto é resultado de um mapeamento analítico das produções científicas em torno da discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Propomo-nos identificar nos discursos de alguns organismos oficiais e publicações em revistas científicas dos mais variados autores, o que dizem sobre a temática. Com base na ideia de campo científico de Bourdieu (1983, 2004), buscaremos analisar como se caracteriza a construção do documento da BNCC nas vozes dos autores (as)? Quais sentidos são atribuídos à política curricular encontrados nas produções analisadas? Que tensões são apontadas por esses sentidos? O objetivo desse levantamento bibliográfico é além de discutir sobre a produção e destacar os aspectos e dimensões enfatizados, construir a premissa para nossa pesquisa dissertativa

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Biografia do Autor

Nathália Fernandes Egito Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba na linha de Políticas Educacionais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. (GEPPC)

Maria Zuleide da Costa Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Pós- doutorado em Educação na UERJ (2008). Professora associada IV da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

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Publicado

17-09-2016

Como Citar

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