A INQUIETANTE NOÇÃO DE RISCO

dissenso, dissonância e o fazer sentido para aprendizagem com estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.37661

Palavras-chave:

desigualdade/exclusão social na educação., raça., classe social., educação urbana., juventude / adolescência.

Resumo

Este artigo problematiza a produção de estudantes em risco. Utilizando a discussão de Rancière sobre dissenso, o autor argumenta que o que está em risco não são os estudantes, mas as noções contemporâneas de senso comum sobre escola. Partindo desta perspectiva, os jeitos de conhecer e de ser dos estudantes rotulados como em risco provocam a descontinuidade nas ideias e ideais sobre o propósito e função da educação escolar. Para criar este argumento, o autor conecta Rancière e outras discussões sobre a importância do dissenso para questionar a produção de sentidos, os perigos da ressonância no consenso e nas possibilidades de dissonância no dissenso. Essas declarações são ainda seguidamente complicadas pela afirmação de que a educação é um esforço necessariamente arriscado e que todos os estudantes devem reconhecer-se em risco de aprender. O entendimento de que todos os estudantes estão em risco é significativo pois fornece simultaneamente um espaço para as constelações complexas de identidade dos estudantes serem negociadas com dignidade em experiências de aprendizagem e cria um contexto menos punitivo em que as diferenças são menos propensas a serem conceituadas como déficit.

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Biografia do Autor

Walter S. Gershon, Kent State University, Estados Unidos da America.

Doutor em Educação pela University of California e Professor Associado, School of TLC da Kent State University, Estados Unidos.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

GERSHON, W. S. A INQUIETANTE NOÇÃO DE RISCO: dissenso, dissonância e o fazer sentido para aprendizagem com estudantes. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 366–383, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.37661. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.37661. Acesso em: 22 dez. 2024.