A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

discursos da reforma curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43640

Palavras-chave:

Reforma Curricular, Currículo prescrito, Educação Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

As reformas curriculares, dentre outros objetivos, visam a modificação conforme a predisposição governamental para a inserção de mão de obra na sociedade. Essas mudanças contemporâneas possuem regimes de verdades que podem estar fundamentadas com propensão ao mercado, adaptando-se às imposições alheias ao processo educacional, como a indicação sobre o uso das tecnologias, que podem ser inseridas não pela maximização do conhecimento, mas para proporcionar o domínio da ferramenta. Assim, o presente artigo apresenta a conexão do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as suas intenções acerca das Tecnologias Digitais (TD) para o ensino de Matemática. A investigação foi organizada consoante as ferramentas de Foucault e o método cartográfico, de acordo com Deleuze. Quanto às teorias foucaultianas, foram adotados conceitos da genealogia do poder, como biopoder, biopolítica e governamentalidade. Foi possível analisar as resistências que surgiram com o decorrer de versões preliminares até a homologação, e os interesses que poderiam estar relacionados com os processos da reforma curricular, como a orientação para o mercado e a utilização de Tecnologias Digitais, que podem ser considerados como fatores imprescindíveis.

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Biografia do Autor

Matheus dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Licenciado em Matemática pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa “Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática”.

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGen/UFF/INFES), Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal na Bahia (UFBA). Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa “Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática”.

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Publicado

16-04-2020

Como Citar

DOS SANTOS SOUZA, M. .; DE OLIVEIRA DIAS, M. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: discursos da reforma curricular. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 233–251, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43640. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/43640. Acesso em: 26 dez. 2024.