PROJETOS DE ENSINO MÉDIO

disputas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.43706

Palavras-chave:

BNCC, Disputa Curricular, Ensino Médio, Política Curricular

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar algumas das tensões entre as políticas curriculares para o ensino médio na atualidade, a saber, a reforma do Ensino Médio e o lançamento da terceira versão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, de modo a caracterizar quais disputas e interesses estão em jogo nessa virada educacional, bem como os seus impactos na escola, numa perspectiva curricular. Metodologicamente, fazemos uma discussão teórica e sistematizada de caráter bibliográfico em torno de alguns conceitos do campo curricular, como disputa curricular e política curricular, em interface com o processo de formação humana que fica a cargo da escola de ensino médio. A discussão é acompanhada de uma análise documental, tomando como fontes duas políticas curriculares brasileiras que impactam no ensino médio, no período de 2016-2018: a Lei 13.415/2017 – Reforma do EnsinoMmédio e a BNCC – Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – 3ª versão. Complementando a análise, valemo-nos da leitura de outros documentos oficiais em vigência como a LDB 9394/1996, a Lei 13.005/2014 e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2013). Entre os resultados, questionamos a quem interessa a implantação dessa BNCC sem qualquer construção democrática em que pese a participação dos estudiosos do campo curricular, professores e alunos, bem como apresentamos algumas das tensões engendradas em torno do currículo e quais os possíveis impactos para a formação no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Letras, Pedagogia e Engenharia Química, especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação, mestrado em Educação e doutorado também em Educação, com pesquisa sobre os usos curriculares das tecnologias digitais pelos professores da educação básica. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pesquisa sobre a relações entre Currículo Escolar, Formação de Professores e as Subjetividades Docentes que implicam diferentes usos das tecnologias digitais na escola.
É líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado Observatório de Práticas Curriculares, relacionando os campos do Currículo, Formação Docente e Tecnologias. É Pesquisador no Grupo de Pesquisa ITINERA - Pesquisa em Curríulo e Políticas Curriculares da UFSC, e também pesquisador do Grupo de Pesquisa OPE - Observatório de Práticas Escolares da UDESC.
É Professor do quadro permanente da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau, ministrando as disciplinas de Didática, Organização Escolar e Educação, Ciência e Tecnologia, além de atuar como Coordenador do NUFOR - Núcleo de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica.
Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para a área do Currículo, Didática, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Tecnologias Digitais e Práticas Curriculares, sobretudo, àquelas relativas às mudanças e inovações curriculares no espaço escolar a partir da inserção das tecnologias digitais.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

NETO, A. S. PROJETOS DE ENSINO MÉDIO: disputas curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 284–299, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.43706. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/43706. Acesso em: 19 jan. 2022.