IMIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL

uma análise acerca da escolarização, currículo e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43867

Palavras-chave:

Refugiados, Currículo, Identidade, Inclusão no Ensino Superior

Resumo

No Brasil, imigrantes e refugiados têm encontrado dificuldades quanto a garantia dos seus direitos, dentre esses, o direito a educação básica e ao ensino superior. O objetivo geral deste artigo foi analisar as características da educação formal dos imigrantes e refugiados no Brasil, da educação básica ao ensino superior. Os objetivos específicos foram apresentar uma revisão de literatura da produção acadêmica a respeito da escolarização das crianças imigrantes no Brasil e discutir resoluções que permitem o acesso, permanência e a revalidação de diplomas para imigrantes em universidades públicas no Brasil. A metodologia deste trabalho foi a revisão de literatura sobre artigos, teses e dissertações que discutem essa temática, além da análise de resoluções e leis sobre educação dos imigrantes nas universidades públicas brasileiras. O referencial teórico foi embasado nos pesquisadores dos estudos culturais. Os resultados evidenciam a existência de poucos trabalhos acadêmicos sobre escolarização de imigrantes e refugiados no território brasileiro. Em relação ao acesso ao ensino superior verifica-se um avanço de inclusão desses estrangeiros nas instituições brasileiras nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Giovani Giroto, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Professora Doutora em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

GIROTO, G.; ANGELI TEIXEIRA DE PAULA, E. M. . IMIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL: uma análise acerca da escolarização, currículo e inclusão. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 164–175, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43867. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/43867. Acesso em: 24 abr. 2024.