A ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO

a aprendizagem no contexto de um jogo matemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43974

Palavras-chave:

Jogos, Etnomatemática, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades dos jogos para a efetivação de práticas educativas pautadas na Etnomatemática. Para tanto, partimos de nossas experiências acumuladas em sala de aula e dos pressupostos educativos defendidos por esse campo de pesquisa, discorremos sobre a importância curricular dos jogos, à luz dessa perspectiva, e identificamos potencialidades nesses recursos compatíveis com a proposta pedagógica d’ambrosiana. Por fim, mostramos que o jogo favorece o aflorar de distintas formas do saber/fazer matemático, possibilita a manifestação de signos representativos de sociedades e contextos específicos e a construção do conhecimento escolar a partir do cotidiano dos alunos e a utilização de saberes distintos dos historicamente hegemônicos nas escolas. Portanto, são recursos potencialmente capazes de favorecer a implementação de práticas educativas etnomatemáticas.

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Biografia do Autor

Filomena Maria Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Professora da Universidade Estadual da Paraíba e do Programas de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores.

Leandro Mario Lucas, Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba.

Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensinon da Paraíba, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018).

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

CORDEIRO MOITA, F. . M.; LUCAS, L. M. A ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO: a aprendizagem no contexto de um jogo matemático. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153–163, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43974. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/43974. Acesso em: 26 jul. 2021.