IDENTIDADE

tensões e desafios no contexto da escola bilíngue pública e no currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.46191

Palavras-chave:

Currículo, Escola Bilíngue, Identidade

Resumo

A partir da década de 90, houve uma expansão das escolas bilíngues particulares que usam as línguas estrangeiras de prestígio como meio de instrução e não apenas como conteúdo de ensino no Brasil. No início da segunda década deste século, surgiram escolas dessa modalidade no sistema público de ensino do Estado Rio de Janeiro. Nesse cenário, o presente estudo, por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico, tem o objetivo de refletir sobre tensões e desafios em torno da identidade no contexto das escolas bilíngues públicas e do currículo. Busca-se amparo nos estudos de Moreira (2006), Pacheco e Pereira (2007), Megale (2009) e Ramos (2018). Ciente de que há distintas concepções de identidade na contemporaneidade, opta-se por privilegiar a visão de identidade presente nos estudos culturais, dominantemente, na obra de Stuart Hall (1997, 2000, 2014). Verifica-se que as interações, nesse contexto, tanto locais quanto internacionais, muitas vezes, são marcadas por tensões e conflitos, em função das assimetrias de poder que as permeiam, que são fortalecidas pelo imaginário social.

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Biografia do Autor

Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Edmilson Monteiro de Souza, Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, Brasil.

Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor do Centro Universitário da Zona Oeste.

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Publicado

15-07-2021

Como Citar

BITENCOURT, A. C. C. L.; SOUZA, E. M. de. IDENTIDADE: tensões e desafios no contexto da escola bilíngue pública e no currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–11, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.46191. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/46191. Acesso em: 18 dez. 2024.