“REGRAS SÃO REGRAS, MESMO QUANDO ELAS NÃO EXISTEM”

pânico moral e multiculturalismo em práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54709

Palavras-chave:

Diferença, Identidade, Conservadorismo, Gênero, Sexualidades

Resumo

A segunda década deste século está sendo marcada pela ascensão de discursos conservadores e perspectivas políticas que buscam apagar conquistas e lutas populares que marcaram vitórias de grupos e movimentos sociais de minorias políticas que repercutiram em agendas nos campos curriculares da educação. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é refletir, a partir das provocações multiculturalistas decoloniais, sobre alguns eixos desencadeados pelo “pânico moral” em docentes que realizaram formações em gênero, sexualidade e relações étnico-raciais ofertadas pela Universidade Federal do Rio Grande, entre os anos de 2007 e 2016. Para tanto, realizamos quatro rodas de conversas com 24 docentes da Educação Básica da mesorregião do sudeste do Rio Grande do Sul. Em suas narrativas, as/os docentes apresentaram a escola como um universo de múltiplas culturas pautadas pelas diferenças que não poderiam ser hierarquizadas, o que nos evidencia a valorização e o reconhecimento da multiplicidade político-identitária que compõe as escolas. Contudo, foram latentes os danos psicossociais e políticos que as propagandas conservadoras vêm produzindo em suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Paulo Melgaço da Silva Junior, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas e Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Pós-doutor e doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor-colaborador no PPGEAC-Unirio e Professor da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro. 

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

CAETANO, M.; SILVA JUNIOR, P. M. da. “REGRAS SÃO REGRAS, MESMO QUANDO ELAS NÃO EXISTEM”: pânico moral e multiculturalismo em práticas docentes. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 834–848, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54709. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54709. Acesso em: 18 dez. 2024.