“PROFESSOR POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?”
práticas de significação no currículo de História
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54950Palavras-chave:
Currículo, Diferença, História na Educação, Experiência DidáticaResumo
A pergunta provocadora presente no título, evocada a partir de uma experiência de aula, é o ponto de partida e de chegada da leitura apresentada sobre políticas curriculares em uma perspectiva pós-fundacional, a partir de textos recentes de Lopes e Macedo. Defendemos que pensar respostas para essa pergunta é importante para o contexto que vivemos de negacionismo e disputa de verdades. Sem defender uma verdade, queremos pensar a sala de aula como espaço para privilegiar processos de subjetivação resultantes de práticas de significação habitados pela indecidibilidade. Tentando responder à pergunta do título, apresentamos leituras desconstrucionistas em defesa do espaço escolar e da sala de aula como contextos que possibilitem a criação do sujeito que ainda não foi inventado e, ainda assim, assumam constantemente a contingência constituinte do mundo e que explicitem toda ação como prática falha de atribuição de sentidos, porque constituída pela diferença e suplementação de significados, que não possuem origem nem possibilidade de fechamento, mas que demandam respostas e hiperpolitizam os processos educacionais.
Downloads
Métricas
Referências
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.
BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa [online], vol.42, n.147, pp.808-825, 2012.
BIESTA, Gert. Pragmatismo, conhecimento e currículo: para além do objetivismo e do relativismo. Revista de Educação PUC-Campinas, v.19, n.2, 2014. p. 87-98.
CERRI, Luis Fernando. Um lugar na História para a Didática da História. História & Ensino, Londrina, v. 23, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2017.
COSTA, Hugo Heleno; Lopes, Alice Casimiro. Sobre a subjetividade/alteridade: conversas com Derrida e Laclau nas políticas de currículo. In: Maria de Lourdes Rangel Tura; Maria Manuela Alves Garcia. (Org.). Currículo, políticas e ação docente. 1ed. Rio de Janeiro: EdUerj, 2013, v. 1, p. 51-69
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus Editora, 1991.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o Estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003.
DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.
DERRIDA, Jacques. Psyche: Inventions of the Other, Volumes I. California: Stanford University Press, 2008.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
DERRIDA, Jacques. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Revista Cerrados, 21(33), 2012.
DERRIDA, Jacques. Observações sobre desconstrução e pragmatismo. In: Mouffe, Chantal (org.). Desconstrução e Pragmatismo. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.
ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. Anais do X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação: “da pequena para a grande roda”: encontro de saberes e poderes no ensino de História. Porto Alegre, UFRGS, 2018.
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Pesquisa em Ensino de História, desafios de um campo de conhecimento. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.
GONÇALVES, Marcia. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo. Ensino de História: Sujeitos saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
LACLAU, Ernesto. Emancipations. London: Verso, 1996.
LACLAU, Ernesto. Glimpsing the future. In: Critchley, Simon; Marchart, Oliver. Laclau: A critical reader. London: Routledge, 2004.
LOPES, Alice Casimiro. Currículo, política, cultura. In: Lucíola Santos; Angela Dalben; Julio Diniz; Leiva Leal. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 23-37.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; CUNHA, Erika; COSTA, Hugo. Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem fronteiras, v. 13, 2013. p. 392-410.
LOPES, Alice Casimiro. Normatividade e intervenção política: em defesa de um investimento radical. In: Alice Casimiro Lopes; Daniel de Mendonça. (Org.). A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. 1ed.São Paulo: Annablume, 2015, v. 1, p. 117-147.
LOPES, Alice Casimiro. Política, conhecimento e a defesa de um vazio normativo. In: Daniel de Mendonça; Léo Peixoto Rodrigues; Bianca Linhares. (Org.). Ernesto Laclau e seu legado transdiciplinar. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2017, v. 1, p. 109-12.
LOPES, Alice Casimiro; COSTA, Hugo Heleno. A contextualização do conhecimento no Ensino Médio: Tentativas de controle do outro. Educação & Sociedade, 2018. p. 1-20.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Currículo, conhecimento e interpretação. Currículo sem fronteiras, v. 17, 2017. p. 555-573.
LOPES, Alice Casimiro; SISCAR, Marcos. Pensar política com Derrida: Responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
LOPES, Alice Casimiro. Investment in curricular normativity in Brazil: a critical-discursive perspective. In: John Chi-Kin Lee and Noel Gough (Co-edited). Transnational education and curriculum studies: International perspective. London: Routledge, 2020, p. 1-20.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 42, 2012. p. 716-737.
MACEDO, Elizabeth. Mas a escola não tem que ensinar? Conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 17, 2017. p. 539-554.
MACEDO, Elizabeth. A teoria do currículo e o futuro monstro. In: Lopes, Alice Casimiro; Siscar, Marcos. Pensar política com Derrida: Responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
MARCHART, Oliver. Post-foundational political thought. Edinburg, Scotland: Edinburg University Press, 2007.
MONTEIRO, Ana Maria. Narrativa e narradores no ensino de História. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo. Ensino de História: Sujeitos saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007 (V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História).
MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MOUFE, Chantal (org.). Desconstrução e Pragmatismo. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de História local e os desafios da formação da consciência histórica. In: Monteiro, Ana Maria; Gasparello, Arlette; Magalhães, Marcelo. Ensino de História: Sujeitos saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Formação da consciência histórica ou desenvolvimento de competências? Considerações sobre o ensino de História para jovens brasileiros. Diálogos (Maringá. Online), v. 19, n.1, 2015. p. 87-116.
TAUBMAN, Peter. Teaching by numbers: deconstructing the discourse of standards and accountability in Education. New York: Routledge, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.