TEORIAS CURRICULARES
uma leitura sobre seus fundamentos e significados
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.57068Palavras-chave:
Currículo, Teorias Curriculares, EducaçãoResumo
O objetivo deste artigo é compreender as teorias curriculares e compreender os sentidos do currículo para a comunidade escolar, esses que nos instiga saber quais as intencionalidades das teorias curriculares e suas influências na educação e no ensino. Nos procedimentos metodológicos, enveredamos pela abordagem qualitativa, num estudo de caráter bibliográfico. Buscamos nos estudos de Kliebard (2011), Silva (2010) os fundamentos e a discussão dos aspectos tradicionais do currículo, na perspectiva crítica de currículo. Com isso, trazermos Freire (2000) Arroyo (2013), Silva (2010) Giroux (1997) apontando suas contradições, e no pós-estruturalismo buscamos em Silva (2010), Lopes e Macedo (2011), entre outros, dialogar com as diferentes abordagens. As reflexões tecidas neste estudo evidenciam a relevância de conhecer as teorias curriculares em seu processo histórico a começar pelo desenvolvimento industrial, isto é, numa trajetória sócio-política-cultural, pois, a compreensão das teorias de currículo possibilita o entendimento da dinâmica da realidade educacional e se faz necessária nos espaços formativos em que buscamos conhecer seus fundamentos, desvelando suas intencionalidades nas relações estabelecidas no cotidiano escolar, esse que se faz por meio dos discursos ideológicos e do saber-poder.
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