O CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA MANOEL MONTEIRO
consonâncias e dissonâncias entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57874Palavras-chave:
Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Práticas Pedagógicas, Teoria e práticaResumo
O presente artigo propôs analisar as práticas pedagógicas do Centro Educativo Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro no âmbito da Pedagogia da Alternância desenvolvida noCEFFA, localizada no Município de Lago do Junco no Estado do Maranhão, no intuitodeidentificar consonâncias e dissonâncias entre a teoria e apráticano fazer pedagógico da escola.No decorrer do debate apresenta a caracterizaçãoda Pedagogia da Alternância, seus pressupostos e diretrizes para a organização do trabalho pedagógico e identifica limites e contradições do trabalho pedagógico desenvolvido no CEFFA Manoel Monteiro em consonância com a proposta teórica da pedagogia da alternância. Apesquisa aponta um grande distanciamento entre o que está proposto na base teórica da pedagogia da alternância e o que está sendo praticada pelo CEFFA, situação que repercute na precarização do trabalho pedagógico e na integração entre a formação geral e a profissional.
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