O CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA MANOEL MONTEIRO

consonâncias e dissonâncias entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57874

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Práticas Pedagógicas, Teoria e prática

Resumo

O presente artigo propôs analisar as práticas pedagógicas do Centro Educativo Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro no âmbito da Pedagogia da Alternância desenvolvida noCEFFA, localizada no Município de Lago do Junco no Estado do Maranhão, no intuitodeidentificar consonâncias e dissonâncias entre a teoria e apráticano fazer pedagógico da escola.No decorrer do debate apresenta a caracterizaçãoda Pedagogia da Alternância, seus pressupostos e diretrizes para a organização do trabalho pedagógico e identifica limites e contradições do trabalho pedagógico desenvolvido no CEFFA Manoel Monteiro em consonância com a proposta teórica da pedagogia da alternância.  Apesquisa aponta um grande distanciamento entre o que está proposto na base teórica da pedagogia da alternância e o que está sendo praticada pelo CEFFA, situação que repercute na precarização do trabalho pedagógico e na integração entre a formação geral e a profissional.

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Biografia do Autor

Francisca do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Maranhão e mestranda em Educação e Ensino na Universidade Estadual do Ceará.

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação e Professora da Universidade Federal do Maranhão.

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Doutora em Educação e professora da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

09-06-2021

Como Citar

SILVA, F. do N. .; CAVALCANTI, C. R. .; CARVALHO, S. M. G. de . O CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA MANOEL MONTEIRO: consonâncias e dissonâncias entre teoria e prática. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–14, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57874. Acesso em: 19 abr. 2024.