INFÂNCIA E CIDADANIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL

Prova Brasil e governamentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62514

Palavras-chave:

Cidadania, Prova Brasil, Governamentalidade

Resumo

Esta investigação é de caráter qualitativa, desenvolvida em uma escola pública com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) municipal, situada na zona urbana do município de São Miguel dos Campos, Alagoas. Participaram da pesquisa, crianças de duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental em um ano de realização da Prova Brasil. Nosso objetivo foi observar como as crianças vão sendo orientadas/guiadas por uma lógica de desempenho, promovida por ações, estratégias e discursos performativos, que visam manter um IDEB elevado na escola, trazendo implicações para a formação da sua cidadania, marcada pela governamentalidade. Os resultados apontam que a concepção de cidadania das crianças, limita-se ao controle de suas condutas no cumprimento de deveres e auto responsabilização pelos resultados da Prova Brasil, enredando e cooptando a vida na escola e fora da escola, numa disputa por direitos, formando subjetividades das crianças para atender a uma racionalidade política do estado governamentalizado, alinhadas aos fins do ranqueamento do IDEB.

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Biografia do Autor

Karla de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Alagoas e professora da mesma universidade.

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da Universidade Federal de Alagoas.

 

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Publicado

26-01-2023

Como Citar

SANTOS, K. de O.; PIZZI, L. C. V. . INFÂNCIA E CIDADANIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL: Prova Brasil e governamentalidade. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.62514. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62514. Acesso em: 18 dez. 2024.

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