EU SOU PRETA, MINHA BOCA É MARROM... SOU IGUAL Á PRETINHA DA HISTÓRIA!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62874

Palavras-chave:

Negritude, Literatura infantil, Prática antirracista

Resumo

O artigo traz reflexões sobre a produção, no cotidiano da educação infantil, de práticas pedagógicas articuladas à pedagogia antirracista. Sua referência está em uma pesquisa qualitativa, com o cotidiano escolar, envolvendo a experiência de uma de suas autoras, em seu processo de formação como professora pesquisadora, exercendo a docência numa instituição de educação infantil, vinculada a uma rede pública municipal. O artigo se desenha a partir da memória da professora e alguns de seus registros do vivido, especialmente com uma criança negra deste grupo, ao propor-se a articular literatura infantil e encontro com a negritude.  O desenvolvimento da pesquisa percorre o racismo, como produção social que alimenta a desigualdade e fere as crianças e suas infâncias; sua problematização, como aspecto relevante da educação infantil; e seu enfrentamento, como processo que conduz ao exercício da pedagogia antirracista, imperioso no movimento de produção da educação libertadora. Suas conclusões ressaltam a potência da literatura infantil para mobilizar reflexão, diálogo e encontro com a negritude como afirmação do direito à diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela e professora da Universidade Federal Fluminese.

Referências

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 1998. 229f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

CAVALLEIRO, Eliane. Introdução. In.: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF, p.13-28, 2006.

CERTEAU, Michel de.; GIARD, Luce.; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2 – Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre a negritude. Trad. de Ana Maria Gini Madeira. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

DUSSEL, Enrique. Ética de la Liberación – en la edad de la globalización y de la exclusión. Madrid, Trotta. 2006.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marco Antônio (org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007, p. 16-21.

EVARISTO, Conceição. Escrevivências da Afro-brasilidade: História e Memória. In: Releitura. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, nº 23, novembro. 2008.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Edufba, 2008.

FILHO, José Tiago dos reis. Negritude e sofrimento psíquico. 2005. 142 f. Tese (Doutorado em psicologia) Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP,2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GARCIA, Regina Leite. Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos e/ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, n 21, set./dez., p. 40-51, 2002.

MIGNOLO, Walter. Histórias globais/projetos locais. Belo Horizonte, UFMG. 2003.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. O racismo no cotidiano escolar. 1994. 249f. Dissertação (Mestrado em Educação), Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1994.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Educação-Diversidade-Igualdade: num tempo de encanto pelas diferenças. Revista Fórum de Identidades. Ano II, v. 3, n. 3, jan. – jun. 2008.

Downloads

Publicado

25-05-2022

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. dos S. G. de .; ESTEBAN, M. T. EU SOU PRETA, MINHA BOCA É MARROM... SOU IGUAL Á PRETINHA DA HISTÓRIA!. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62874. Acesso em: 29 mar. 2024.