EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
uma revisão sistemática sobre pesquisas realizadas antes e após a implementação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63178Palavras-chave:
Educação Estatística, Ciclo de Alfabetização, Anos Iniciais, Base Nacional Comum Curricular, Educación EstadísticaResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as pesquisas teóricas e empíricas desenvolvidas na última década (2012 - 2022), no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano), que reforçam ou refutam a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o Ensino de Estatística. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil e que foram publicadas em periódicos. Os resultados apontam que mesmo que destacados em documentos norteadores oficiais, nem sempre a proposta de Educação Estatística é implementada de forma a favorecer o protagonismo dos estudantes. Por vezes, ela é limitada à observação passiva de informações compartilhadas, nem sempre referenciadas. Tais pontos chocam com a proposta de favorecer uma análise crítica por parte dos estudantes de dados que são consumidos diariamente. Tais lacunas podem ser agrupadas em três pontos focais: a) ausência de uma formação de professores continuada para trabalhar com conteúdos estatísticos; b) elaboração de materiais didáticos que abordam tais conteúdos de forma “rasa”; c) escassez de pesquisas que evidenciem a defasagem ao tratar sobre ensino-aprendizagem da estatística no Brasil. Destaca-se ainda a relevância de ações resolutivas para os pontos levantados, considerando que, o Ensino da Estatística proporciona o desenvolvimento progressivo de habilidades como pensamento crítico e argumentação com base em fatos, propiciando um trabalho articulado com as competências gerais da BNCC.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Ensino de 1a a 4a série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CASTRO, J. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Desenvolvimento do pensamento estatístico com suporte computacional. Educ. Matem. Pesq., v.17, n.2, p. 870-896, 2015.
CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P. Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, 2021.
CAVALCANTI, M.; GUIMARÃES, G. Compreensão de Escala Representada em Gráficos por Crianças e Adultos em Início de Escolarização. JIEEM, v.12, n.2, p. 207-220, 2019.
CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L.; CARVALHO, C. F. Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística. Revista eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 155-171, 2016.
DIAS, C. F. B.; SILVA, G. C.; SANTOS-JUNIOR, G. A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise curricular. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 122-136, 2017.
EVANGELISTA, M. B. E.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021.
ESTEVAM, E. J. G; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 115-150, 2016.
GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V.; MARQUES, M.; CAVALCANTI, M. R. A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2010.
KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Austrália: 2004,33p. (Relatório Técnico NICTA 0400011T.1)
POFFO, C.; POSSAMAI, J. P.; SILVA, V. C. Trabalho Docente com Estatística nos Primeiros Anos de Escolarização: um Estudo de Caso. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 196-202, 2020.
PONTES, M. M.; CASTRO, J. B. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 515-524, 2020.
PONTES, M. M. de; CASTRO, J. B. de. UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A PRESENÇA DA ESTATÍSTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–14, 2021.
PONTES, M. M. A temática ‘Probabilidade e Estatística’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019.
SAMÁ, S.; SILVA, R. C. S. Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetiké, v. 28, p.1 - 21, 2020.
SANTOS, C. M. C., PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2007, v. 15, n. 3
SOUZA, D. C.; VASCONCELOS, M. L. ; CASTRO, J. B. . Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 8, p. 1122-1138, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. StArt - LAPES. Disponível em: http://lapes.dc.ufscar.br/tools/start_tool. Acesso em: abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.