EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

uma revisão sistemática sobre pesquisas realizadas antes e após a implementação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63178

Palavras-chave:

Educação Estatística, Ciclo de Alfabetização, Anos Iniciais, Base Nacional Comum Curricular, Educación Estadística

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as pesquisas teóricas e empíricas desenvolvidas na última década (2012 - 2022), no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano), que reforçam ou refutam a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o Ensino de Estatística. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil e que foram publicadas em periódicos. Os  resultados  apontam  que mesmo que destacados em documentos norteadores oficiais, nem sempre a proposta de Educação Estatística é implementada de forma a favorecer o protagonismo dos estudantes. Por vezes, ela é limitada à observação passiva de informações compartilhadas, nem sempre referenciadas. Tais pontos chocam com a proposta de favorecer uma análise crítica por parte dos estudantes de dados que são consumidos diariamente. Tais lacunas podem ser agrupadas em três pontos focais: a) ausência de uma formação de professores continuada para trabalhar com conteúdos estatísticos; b) elaboração de materiais didáticos que abordam tais conteúdos de forma “rasa”; c) escassez de pesquisas que evidenciem a defasagem ao tratar sobre ensino-aprendizagem da estatística no Brasil. Destaca-se ainda a relevância de ações resolutivas para os pontos levantados, considerando que, o Ensino da Estatística proporciona o desenvolvimento progressivo de habilidades como pensamento crítico e argumentação com base em fatos, propiciando um trabalho articulado com as competências gerais da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Gonzaga da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

 

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e professora da Faculdade de Educação na mesma universidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Ensino de 1a a 4a série. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CASTRO, J. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Desenvolvimento do pensamento estatístico com suporte computacional. Educ. Matem. Pesq., v.17, n.2, p. 870-896, 2015.

CAMPOS, C. R.; PERIN, A. P. Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola básica. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, 2021.

CAVALCANTI, M.; GUIMARÃES, G. Compreensão de Escala Representada em Gráficos por Crianças e Adultos em Início de Escolarização. JIEEM, v.12, n.2, p. 207-220, 2019.

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L.; CARVALHO, C. F. Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística. Revista eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 155-171, 2016.

DIAS, C. F. B.; SILVA, G. C.; SANTOS-JUNIOR, G. A Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise curricular. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 122-136, 2017.

EVANGELISTA, M. B. E.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021.

ESTEVAM, E. J. G; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 115-150, 2016.

GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V.; MARQUES, M.; CAVALCANTI, M. R. A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2010.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Austrália: 2004,33p. (Relatório Técnico NICTA 0400011T.1)

POFFO, C.; POSSAMAI, J. P.; SILVA, V. C. Trabalho Docente com Estatística nos Primeiros Anos de Escolarização: um Estudo de Caso. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 196-202, 2020.

PONTES, M. M.; CASTRO, J. B. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 515-524, 2020.

PONTES, M. M. de; CASTRO, J. B. de. UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A PRESENÇA DA ESTATÍSTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–14, 2021.

PONTES, M. M. A temática ‘Probabilidade e Estatística’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019.

SAMÁ, S.; SILVA, R. C. S. Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetiké, v. 28, p.1 - 21, 2020.

SANTOS, C. M. C., PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2007, v. 15, n. 3

SOUZA, D. C.; VASCONCELOS, M. L. ; CASTRO, J. B. . Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 8, p. 1122-1138, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. StArt - LAPES. Disponível em: http://lapes.dc.ufscar.br/tools/start_tool. Acesso em: abr. 2022.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

SILVA, D. G. da .; CASTRO, J. B. de. EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: uma revisão sistemática sobre pesquisas realizadas antes e após a implementação da BNCC. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63178. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63178. Acesso em: 18 nov. 2024.