EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

uma revisão sistemática sobre pesquisas realizadas antes e após a implementação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63178

Palavras-chave:

Educação Estatística, Ciclo de Alfabetização, Anos Iniciais, Base Nacional Comum Curricular, Educación Estadística

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as pesquisas teóricas e empíricas desenvolvidas na última década (2012 - 2022), no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano), que reforçam ou refutam a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o Ensino de Estatística. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, de pesquisas desenvolvidas no Brasil e que foram publicadas em periódicos. Os  resultados  apontam  que mesmo que destacados em documentos norteadores oficiais, nem sempre a proposta de Educação Estatística é implementada de forma a favorecer o protagonismo dos estudantes. Por vezes, ela é limitada à observação passiva de informações compartilhadas, nem sempre referenciadas. Tais pontos chocam com a proposta de favorecer uma análise crítica por parte dos estudantes de dados que são consumidos diariamente. Tais lacunas podem ser agrupadas em três pontos focais: a) ausência de uma formação de professores continuada para trabalhar com conteúdos estatísticos; b) elaboração de materiais didáticos que abordam tais conteúdos de forma “rasa”; c) escassez de pesquisas que evidenciem a defasagem ao tratar sobre ensino-aprendizagem da estatística no Brasil. Destaca-se ainda a relevância de ações resolutivas para os pontos levantados, considerando que, o Ensino da Estatística proporciona o desenvolvimento progressivo de habilidades como pensamento crítico e argumentação com base em fatos, propiciando um trabalho articulado com as competências gerais da BNCC.

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Biografia do Autor

Danielle Gonzaga da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

 

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e professora da Faculdade de Educação na mesma universidade.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

SILVA, D. G. da .; CASTRO, J. B. de. EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: uma revisão sistemática sobre pesquisas realizadas antes e após a implementação da BNCC. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63178. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63178. Acesso em: 18 dez. 2024.