UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A PRESENÇA DA ESTATÍSTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57471Palavras-chave:
Estatística, Ensino de Estatística, PCN, BNCCResumo
O conhecimento estatístico é imprescindível para realizar diferentes atividades cotidianas, contudo, para que o indivíduo seja capaz de utilizar a Estatística, deve desenvolver habilidades de leitura e de interpretação de dados, além da capacidade de estabelecer relações, fazer suposições e compreender informações relacionadas com a incerteza, a imprevisibilidade ou a variabilidade. Nesse contexto, esta pesquisa propõe discutir sobre os principais desafios e perspectivas sobre o ensino de estatística advindos com a implementação dos PCN e da BNCC. A abordagem metodológica utilizada neste estudo é de caráter bibliográfico documental e possui como quadro teórico a Análise Exploratória de Dados (AED). É válido apontar que houveram avanços no decorrer dos anos com a incorporação da Estatística no currículo no Ensino Fundamental. A partir desta inclusão, outros avanços podem ser constatados, como: a exploração das diferentes representações (tabela, gráficos, fluxogramas); a realização e o planejamento de pesquisas práticas envolvendo diferentes variáveis categóricas que possibilitam a abertura de reflexões e o desenvolvimento de competências como o pensamento estatístico e a compreensão das relações interdisciplinares. Aponta-se como um dos desafios para expandir o trabalho com a Estatística na Educação Básica o investimento na formação de professores na perspectiva de capacitá-los em prol de favorecer o processo de ensino e aprendizagem
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): matemática. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): matemática. Brasília, DF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2017
BRASIL. Relatório SAEB 2017. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
BORBA R.; MONTEIRO C.; GUIMARÃES G.; COUTINHO C.; KATAOOKA V.Y. Educação Estatística no ensino básico: currículo, pesquisa e prática em sala de aula. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana -, v.2, n.2, 2011.
CASTRO, J. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Desenvolvimento do pensamento estatístico com suporte computacional. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.17, n.5, p. 870-896, 2015.
CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. dos S. (Orgs.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna-BA: Via Litterarum v.1, p. 9-18, 2010.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, v.1, n.1, p.1-143, 2011 (Coleção Tendências em Educação Matemática).
GAL, I. Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v.70, n.1, p 1-25, 2002
INAF Brasil. Relatório anual do índice de Alfabetismo Funcional da População Brasileira entre 15 e 64 anos. ONG Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro (Org.). n.18. p.2-22, 2019.
LOPES, C. A. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Revista Cad. Cedes, Campinas.v.28 n.74, p. 57-73, 2008.
LOPES, C. A. E. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: Lopes, C. E.; Coutinho, C. Q. S.; Almouloud, S. A. (Org.) Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas (SP): Mercado de letras, p.47-64, 2010.
MORGENTHALER, S. Exploratory data analysis. Wiley Interdisciplinary Reviews: Computational Statistics. v. n.1, p. 33- 44, 2009.
MENDONZA, L. P.; SWIFT, J. Why teach statistics and probability: a rationale. In: Shulte, A.P.; Smart, J.R. (Orgs). Teaching statistics and probability. Reston: Yearbook National Council of Teachers of Mathematics, v.1,n.3, p. 90-100, 1981.
PONTE, J. P.; FONSECA, H. Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países. In: Encontro sobre o Ensino e Aprendizagem da Estatística. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (PT), p.93-115, 2001.
PONTES, M.M; CASTRO, J.B. A construção do conhecimento Matemático do pedagogo: uma investigação sobre os saberes para a prática pedagógica com Estatística. JIEEM. v.13, n.3, dez.2020.
SOUZA, L. O. O desenvolvimento profissional de professores em estatística: um projeto multidimensional de formação colaborativa. 245f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.