PROFESSORES E AUXILIARES DE CRECHE

refletindo sobre o currículo da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64702

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Trabalho docente

Resumo

O presente artigo problematiza a tensa relação entre professores e auxiliares de turma. Essa divisão de trabalho estabelecida legalmente prejudica o binômio cuidar-educar e impacta consideravelmente a qualidade do trabalho na primeira infância. Sustentar-se-á que existe uma indissociabilidade dessas funções, conforme orienta o currículo referência de Minas Gerais e todos os documentos norteadores da educação infantil. Esta análise documental tem como objetivo investigar o currículo referência de Minas Gerais a fim de apontar suas perspectivas sobre cuidar e educar na educação infantil, sublinhando as funções do professor e do auxiliar na creche. Na primeira parte apresentar-se-á um breve panorama da história da educação infantil e sua luta para legitimação como uma etapa da educação básica. Em seguida, examinar-se-á a realidade de professores e auxiliares de creche no município do sul de Minas Gerais a respeito da divisão administrativa do trabalho, comparando com o que o currículo referência de Minas Gerais considera ideal para a educação infantil. Espera-se encontrar um direcionamento da legislação para o fortalecimento da educação infantil como um direito, onde o cuidar e o educar não estão pautados em filantropia ou assistencialismo, mas em políticas públicas.

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Biografia do Autor

Jéssica Marques Albernaz, Instituto Federal de Minas Gerais, Brasil.

MBA em Gestão Educacional pela Universidade de São Paulo, Professora da Rede Municipal de Ensno de Itatiaia e de Barra Mansa.

Dayse Reis, Instituto Federal Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto e Tutora do Instituto Federal Minas Gerais.

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Publicado

30-03-2023

Como Citar

ALBERNAZ, J. M.; REIS, D. PROFESSORES E AUXILIARES DE CRECHE: refletindo sobre o currículo da Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–9, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.64702. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64702. Acesso em: 18 dez. 2024.