CURRÍCULO, COMPLEXIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

relações implicadas do saber, aprender e educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65671

Palavras-chave:

Complexidade, Currículo, Construção do conheciment

Resumo

Este artigo evidencia a necessidade de refletir as questões curriculares a partir da Epistemologia da Complexidade, fundamentando a importância dessa teoria para afastar o currículo do método cartesiano e da lógica positivista que, dissociando e compartimentando os saberes, inibe as possibilidades de análise e compreensão do todo. Para tanto, são discutidos os conceitos de currículo e complexidade, a importância dessa relação e os possíveis desdobramentos para o campo da educação. Nessa esteira, permeado pelos princípios morinianos, a produção compreendida neste texto apresenta elos conceituais que dialogam com a Psicologia Genética de Jean Piaget e sua relação com o desenvolvimento de habilidades e competências, destacando os fundamentos didáticos e epistemológicos que favorecem a promoção da aprendizagem. Do interior desses movimentos, evidencia-se a necessidade de um planejamento curricular versátil, generoso e flexível, aberto à criatividade e ao novo que, acolhendo a incerteza, possibilita novas efervescências cognitivas. A metodologia é bibliográfica.

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Biografia do Autor

Marcos Irineu Klausberger, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Brasil.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

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Publicado

29-03-2023

Como Citar

KLAUSBERGER, M. I. CURRÍCULO, COMPLEXIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: relações implicadas do saber, aprender e educar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.65671. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/65671. Acesso em: 18 dez. 2024.