CONFLITOS ENTRE CORRENTES HEGEMÔNICAS E CONTRA-HEGEMÔNICAS NO CURRÍCULO

entre a incompletude do texto e a opacidade da língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66093

Palavras-chave:

Educação Libertadora, Análise de discurso, Formação inicial docente

Resumo

Nesta pesquisa, foi realizada uma análise de arquivo, tendo como objeto o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de um curso de licenciatura em ciências da natureza. A partir do referencial teórico da Educação Libertadora freireana, bem como outros referenciais críticos, e do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso franco-brasileira, buscou-se observar as condições de produção do discurso materializado no PPC. Por meio da análise, considerou-se que de seu interdiscurso são emergidos elementos como: articulação entre teoria e prática na formação docente; articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária; aproximação entre Universidade e Escola; pedagogia das competências. Por outro lado, alguns silenciamentos foram notados: filiações teóricas; jargões e lugares-comuns; discurso de equidade. Assim, concluiu-se que as perspectivas crítico-transformadoras não podem nem devem aparecer de maneira velada ou implícita num documento desta natureza. Em contrapartida, nesse movimento, é possível considerar o silêncio e a inconclusão presentes no discurso materializado no PPC justamente como pontos de deriva, de transformação e superação da lógica hegemônica.

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Biografia do Autor

Pedro Rocha, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Mestre e Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Professor da Universidade Federal de São Carlos.

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Fernanda Cátia Bozelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Professora da mesma instituição.

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Publicado

29-03-2023

Como Citar

ROCHA, P.; DINIZ, R. E. da S. .; BOZELLI, F. C. CONFLITOS ENTRE CORRENTES HEGEMÔNICAS E CONTRA-HEGEMÔNICAS NO CURRÍCULO: entre a incompletude do texto e a opacidade da língua. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66093. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66093. Acesso em: 18 dez. 2024.