CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S)
formas de ver e pensar o contexto amazônico
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66129Palavras-chave:
Currículo Escolar, Amazônia(s), RepresentaçõesResumo
A pesquisa tem por objetivo analisar como o currículo escolar mostra formas de ver e pensar a Amazônia (e seus habitantes). Adotou-se a abordagem qualitativa com ênfase em pesquisas bibliográficas. Diferentes estudos apontam o currículo como uma base ideológica composta por diferentes concepções que referenciam e direcionam as ações pedagógicas. Uma produção social, construída historicamente para atender as necessidades vigentes e que atua como um elo que articula saberes e as regras de controle. Constatou-se que a forma como o currículo é pensado, construído e implementado no contexto educacional irá refletir na apropriação de conhecimentos e vivencias dos indivíduos, pois é uma linguagem que não apenas representa o mundo, mas também produz este mundo e influência nas relações. A Amazônia é mostrada pelo currículo escolar como um o contexto homogêneo, habitado por pessoas que compartilham da mesma história, dos mesmos hábitos e práticas culturais, simbolizadas de maneira generalizada e vinculada ao período de colonização das Américas. As abordagens estão mais evidentes nas áreas da História e Geografia, porém os conteúdos estão mais associados aos aspectos físicos do que humanos e não dispõe de articulações, transmitindo a ideia de conhecimentos fragmentados. Diante disso, nota-se a relevância de uma proposta curricular e que contemple as especificidades do contexto amazônico, enfatize as diversas histórias, apresente as diversidades sociais, culturais e econômicas, assim como, mostre a existência de diferentes populações que habitam nesse ambiente. Saberes e ações que visem romper com as concepções fragmentadas, estereotipadas e distanciada da realidade.
Downloads
Métricas
Referências
NASCIMENTO, Deisiane A.; BASTOS, Sandra N. D. CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S): formas de ver e pensar o contexto amazônico. Revista Espaço do Currículo, v. xx, n. x, p. xxxx, Ano. ISSN21772886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.