CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S)

formas de ver e pensar o contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66129

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Amazônia(s), Representações

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar como o currículo escolar mostra formas de ver e pensar a Amazônia (e seus habitantes). Adotou-se a abordagem qualitativa com ênfase em pesquisas bibliográficas. Diferentes estudos apontam o currículo como uma base ideológica composta por diferentes concepções que referenciam e direcionam as ações pedagógicas. Uma produção social, construída historicamente para atender as necessidades vigentes e que atua como um elo que articula saberes e as regras de controle. Constatou-se que a forma como o currículo é pensado, construído e implementado no contexto educacional irá refletir na apropriação de conhecimentos e vivencias dos indivíduos, pois é uma linguagem que não apenas representa o mundo, mas também produz este mundo e influência nas relações. A Amazônia é mostrada pelo currículo escolar como um o contexto homogêneo, habitado por pessoas que compartilham da mesma história, dos mesmos hábitos e práticas culturais, simbolizadas de maneira generalizada e vinculada ao período de colonização das Américas. As abordagens estão mais evidentes nas áreas da História e Geografia, porém os conteúdos estão mais associados aos aspectos físicos do que humanos e não dispõe de articulações, transmitindo a ideia de conhecimentos fragmentados. Diante disso, nota-se a relevância de uma proposta curricular e que contemple as especificidades do contexto amazônico, enfatize as diversas histórias, apresente as diversidades sociais, culturais e econômicas, assim como, mostre a existência de diferentes populações que habitam nesse ambiente. Saberes e ações que visem romper com as concepções fragmentadas, estereotipadas e distanciada da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deisiane Aviz do Nascimento, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Pedagoga e mestranda pela Universidade Federal do Pará.

Sandra Nazaré Dias Bastos, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará e professora da mesma instituição.

 

 

Referências

NASCIMENTO, Deisiane A.; BASTOS, Sandra N. D. CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S): formas de ver e pensar o contexto amazônico. Revista Espaço do Currículo, v. xx, n. x, p. xx­xx, Ano. ISSN2177­2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2023.

Downloads

Publicado

22-04-2023

Como Citar

NASCIMENTO, D. A. do; BASTOS, S. N. D. CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S): formas de ver e pensar o contexto amazônico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.66129. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66129. Acesso em: 24 abr. 2024.