EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO

possibilidades de práticas pedagógicas em classes multisseriadas

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Classes multisseriadas

Resumo

A pesquisa visa compreender o currículo escolar e as práticas pedagógicas de uma escola quilombola com classe multisseriada. O currículo escolar agrega um conjunto de significados, com critérios de seleção de produção de conhecimento. O desenho curricular em escolas do quilombo tem como característica   valorização histórica de suas terras e cultura. As classes multisseriadas, comuns em comunidades rurais e ou do campo caracterizam-se por reunir em um mesmo espaço físico diferentes séries que são gerenciadas por um mesmo. Nesse contexto, é importante refletir sobre as orientações curriculares e as práticas pedagógicas     destinadas a educação escolar quilombola com classes multisseriada. No levantamento de campo adotou-se uma abordagem qualitativa; no qual participaram da pesquisa   duas professoras de uma escola em uma comunidade quilombola com classe multisseriada; como instrumento de levantamento utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Nos resultados as participantes em seus relatos   sinalizam para a necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares em que prevalece a Educação Quilombola, assim também indicam a falta de comprometimento de políticas públicas direcionadas para escolas em comunidades quilombolas. E atentam para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maisa Eveline Duarte da Silva, Universidade Federal do Pará, Brasil

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará. Docente da Prefeitura de Cachoeira de Piriá.

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Pará, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professora da mesma instituição

Referências

ARROYO, Miguel. G. Os movimentos sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, Curitiba, n.55, p. 47-68, 2015.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista FAEEBA- Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.

BRITO, Eliana. P. Pereira. Estrela.; SANTOS, Amilton.; MATOS, Michelle. Pode um currículo aquilombar-se? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 429- 443, 2020.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

CALDART, Roseli Salete. Pedagogias do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2002.

CHIZZOTTI, Antônio; DA SILVA, Rosa Eulália Vital. Base Nacional Comum Curricular e as Classes Multisseriadas na Amazônia. E-Curriculum, São Paulo, v.16, n. 4, p.1408-1436, 2018.

OLIVEIRA, Flaviana Maria; GIMENEZ, Roberto. Educação do Campo: uma proposta de formação de professores para classes multisseriadas em formato de roda. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 3, p. 1084-1104, 2018.

FERREIRA, Antônio. O currículo em escolas quilombolas do Paraná: a possibilidade de um modo de ser, ver e dialogar com o mundo. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p.1165-1182, 2014.

HAGE, Salomão; REIS, Maria Isabel. Tempo, espaço e conhecimento nas escolas rurais (multi) seriadas e transgressão ao modelo seriado de ensino. Em aberto, Brasília, v. 16, n.101, p.77-91, 2018.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Escolas multisseriadas: a experiência internacional e para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 57-88, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2011.

SILVA, Tomas Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.), Identidade e diferença, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 73-102.

SOUZA, Shirley Pimentel Silva. Pedagoga. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Piriá. Currículo Lattes: http://lattes de. Educação escolar quilombola: as pedagogias quilombolas na construção curricular. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2015.

Downloads

Publicado

25-07-2024

Como Citar

SILVA, M. E. D. da; SOUSA, N. M. F. R. de. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO: possibilidades de práticas pedagógicas em classes multisseriadas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e66483, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66483. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua