EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO

possibilidades de práticas pedagógicas em classes multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.66483

Palavras-chave:

Currículo, Classes multisseriadas

Resumo

A pesquisa visa compreender o currículo escolar e as práticas pedagógicas de uma escola quilombola com classe multisseriada. O currículo escolar agrega um conjunto de significados, com critérios de seleção de produção de conhecimento. O desenho curricular em escolas do quilombo tem como característica   valorização histórica de suas terras e cultura. As classes multisseriadas, comuns em comunidades rurais e ou do campo caracterizam-se por reunir em um mesmo espaço físico diferentes séries que são gerenciadas por um mesmo. Nesse contexto, é importante refletir sobre as orientações curriculares e as práticas pedagógicas     destinadas a educação escolar quilombola com classes multisseriada. No levantamento de campo adotou-se uma abordagem qualitativa; no qual participaram da pesquisa   duas professoras de uma escola em uma comunidade quilombola com classe multisseriada; como instrumento de levantamento utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Nos resultados as participantes em seus relatos   sinalizam para a necessidade de construir políticas curriculares em conformidade com as demandas escolares em que prevalece a Educação Quilombola, assim também indicam a falta de comprometimento de políticas públicas direcionadas para escolas em comunidades quilombolas. E atentam para a construção e valorização de uma educação mantenedora dos saberes culturalmente construídos e legitimados.

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Biografia do Autor

Maisa Eveline Duarte da Silva, Universidade Federal do Pará, Brasil

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará. Docente da Prefeitura de Cachoeira de Piriá.

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Pará, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professora da mesma instituição

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Publicado

29-11-2024

Como Citar

SILVA, M. E. D. da; SOUSA, N. M. F. R. de. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO: possibilidades de práticas pedagógicas em classes multisseriadas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e66483, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.66483. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66483. Acesso em: 18 dez. 2024.