CONTRIBUIÇÕES DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS/AS PARA O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
um viés histórico-cultural
Palavras-chave:
Arte contemporânea, Educação Infantil, Teoria Histórico-CulturalResumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar, por meio dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, as contribuições que o ensino de arte e a aproximação de artistas contemporâneos/as acrescentam para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter investigativo, que aproxima os estudos de Elkonin (2017) e Leontiev (2004) em uma abordagem que envolve os estágios do desenvolvimento infantil e a atividade principal de cada um deles na primeira infância, com a arte contemporânea. Primeiramente, relaciona-se o contexto da Educação Infantil e do ensino de arte sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Cultural para o desenvolvimento de crianças na primeira infância. Posteriormente, analisa-se as obras de arte contemporâneas e suas contribuições para a Educação Infantil. Ademais, conclui-se que o ensino da arte, em especial da arte contemporânea, na Educação Infantil traz contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Os resultados alcançados a partir desta pesquisa evidenciam a importância de o(a) professor(a) estruturar e sistematizar um ensino de arte que supere as atividades mecanizadas, naturalizadas e espontaneístas com crianças, porém, sem recair puramente em um tecnicismo. Defende-se um ensino da arte que possibilite o acesso da criança a conhecimentos históricos e culturais que a humanizem, com ênfase no desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 4 jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 4 jun. 2024.
ELKONIN, Daniil Barisovich. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psí-quico na infância. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (orgs.). Ensino desenvolvimental: Antologia Livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. p. 149-172.
EVA Lacerda. Disponível em: https://eva-lacerda.wixsite.com/evalacerdaatelie/exposicoes. Acesso em: 5 jun. 2024.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cadernos CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3Nc5fBqVp6SXzD396YVbMgQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 jun. 2024.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução: Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, Alessandra; LÍGIA, Márcia Martins (orgs.). Ensinando aos pequenos: de zero a três anos. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012. p. 1-25.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contri-buições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação Infantil e Arte: Sentidos e Práticas Possíveis. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Pró-Reitoria de Graduação (org.). Ca-derno de formação: didática dos conteúdos formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 3. p.1-14.
PASQUALINI, Juliana Campregher; LAZARETTI, Lucinéia Maria. Que educação infantil queremos?: um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas. Bauru: Mireveja, 2022.
PEREIRA, Marcelo Campos. O tempo dos bebês na Educação Infantil. In: SILVA, José Ri-cardo; SOUZA, Regina Aparecida Marques de; MELLO, Suely Amaral (orgs.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. São Carlos: Pedro & João, 2018. p. 143-165.
ROCHA, Thalia Mendes; PAULA, Regina Ridão Ribeiro de; BALISCEI, João Paulo. Arte contemporânea e o uso de recursos didáticos-brinquedos: uma vivência com os (in)utencílios de Hélio Leites no ensino de Artes Visuais. O Mosaico, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 163-186, 2020.
RIBEIRO, Poliana Hreczynski; SAITO, Heloisa Toshie Irie; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Experiências artísticas e estéticas na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em ida-de pré-escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17622/209209215625. Acesso em: 5 jun. 2024.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 40. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. El problema del desarrollo cultural del niño. In: BLANCK, G. (org.). El problema del desarrollo cultural del niño y otros textos inéditos. Buenos Aires: Editorial Almagesto, 1998. p. 31-55.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.