AVALIAÇÕES EXTERNAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E OS SENTIDOS NA BUSCA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69609Palavras-chave:
SME-RJ, avaliações externas, governamentabilidadeResumo
Este artigo tematiza a Política de Avaliação da Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro-SME, nos últimos vinte anos. Ao problematizar a influência das políticas educacionais sob o alinhamento das avaliações externas no Estado, traz-se ao foco de análise um discurso político hegemônico através do conceito da Governamentabilidade (Ball, 2014), forjando um regime de verdade em torno das avaliações de larga escala utilizadas como medição do sentido de qualidade da educação carioca. A discussão consiste no endereçamento de um sentido de qualidade da educação, determinado por agências econômicas internacionais (Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico – OCDE, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional – FMI) através das avaliações externas. Estudos sobre globalização e redes de políticas de Stephen Ball atrelados a Michel Foucault, fundamentam a conjectura sobre demandas neoliberais presentes nas políticas curriculares da SME. Thomas Popkewitz (2016) aporta a problematização das políticas educacionais comprometidas com uma significação de qualidade da educação baseada na economia capitalista. A revisão teórica e análise de documentos oficiais deste artigo apresentam: o detalhamento das características e políticas da SME; a problematização das estatísticas como promotoras de regime de verdade, na perspectiva de “número mágico” que pauta discussões sobre as produções de políticas educacionais vigentes a partir dos resultados das avaliações externas; e a análise de cunho empírico político educacional da legitimação das avaliações externas no país. Destaca-se,por fim,a contribuição das agências internacionais para a difusão do ideário de um cidadão global forjado nas escolas na relação currículo-avaliação de larga escala-sentido de aprendizagem e neoliberalismo
Downloads
Métricas
Referências
BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BALL, Stephen J. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 28 abr, 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
FERNANDES, Reynaldo. Experiência: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Disponível em: http://inovacao.enap.gov.br. Acesso em: 28 ago. 2010
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília: INEP, 2007. Disponível em: http://www.odetemf.org.br. Acesso em: 17 set. 2010.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), 2007. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 30 mai. 2023
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, 1991. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 30 mai. 2023
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Metas 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/metas. Acesso em 15 jul. 2023
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996b
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003
MEC - Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-da-educacao, 2007. Acesso: 10 jul. 2023.
OECD. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/480-gabinete-do-ministro-1578890832/assessoria-internacional-1377578466/20746-organizacao-para-a-cooperacao-e-desenvolvimento-economico-ocde. Acesso em: 30 mai. 2023
OECD. PISA 2016 collaborative problem-solving framework. Paris, 2017b. Disponível em: http://www.oecd.org/PISA/PISAproducts/Draft. Acesso em: 30 abr. 2023.
PNE - Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2001. Brasil. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 10 jul. 2023.
POPKEWITZ, Thomas; LINDBLAD, Sverker. A fundamentação estatística, o governo da educação e a inclusão e exclusão sociais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, nº. 136, p.727-754, jul.-set., 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016165508
RIO DE JANEIRO. Decreto Rio nº 52708, de 15 de junho de 2023. Dispõe sobre a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação – SME. Disponível em: https://educacao.prefeitura.rio/wp-content/uploads/sites/42/2023/07/Estrutura.pdf . Acesso em: 6 jul. 2023.
SANTOS, Sebastião Luiz Oliveira dos. As políticas educacionais e a reforma do estado no Brasil. 2010, 122p. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) ‐ Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ.
RIO DE JANEIRO. Prefeitura. Escolas da Prefeitura do Rio têm melhor desempenho no Idebem todo o Estado. Publicado em 2020. Disponível em: https://prefeitura.rio/cidade/escolas-da-prefeitura-do-rio-tem-melhor-desempenho-no-ideb-em-todo-o-estado/. Acesso em 22 abr. 2023.
RIO DE JANEIRO. SME – RJ. Educação em números. Disponível em: https://educacao.prefeitura.rio/educacao-em-numeros-x/. Acesso em: 10 jul 2023..
RIO DE JANEIRO. SME – RJ. Conheça a Secretaria. Publicado em 2021. Disponível em: https://educacao.prefeitura.rio/conheca-a-secretaria/ . Acesso em 10 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.