A APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS BRINCANTES DIGITAIS

linhas de fuga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70363

Palavras-chave:

Crianças, Brincar, Tecnologias Digitais, Hábitos, Cultivo

Resumo

Este texto investiga as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento, baseando-se em estudos já publicados em torno do brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. Dentro desse dispositivo, observamos que este agencia saberes e práticas educativas da infância onde se efetiva o brincar com tecnologias digitais como um meio para estimular o desenvolvimento cognitivo (progressivo) e fornecer suportes facilitadores para a aprendizagem escolar. Um dos elementos centrais desse dispositivo está ligado ao hábito, percebido como fundamental para a formação de um aprendiz contínuo, especialmente em termos de atitudes, ética e valores. Nesta perspectiva, este texto explora o entendimento de hábito presente nesse dispositivo (pois há uma ideia de passividade atribuída ao hábito) a partir das suas linhas de fuga desse dispositivo, isto é, as experiências e ideias dos autores que, por vezes, não foram totalmente exploradas, permanecendo enquanto virtualidade. Ao olhar para essas linhas de fuga, emerge o entendimento do aprendizado brincante digital como um processo de cultivo, potencializando as habilidades cognitivas existentes. Essa ideia de cultivo implica criar ambientes propícios para o surgimento e desenvolvimento de potenciais, enfatizando o cuidado mútuo e o crescimento entre aprendizes e educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle, Brasil.

Doutor em Educação e Pós-doutorando pela Universidade La Salle. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professor da Universidade La Salle.

Referências

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. In: BALIBAR, Etinenne et al. Michel Foucault filósofo. Tradução: Wanderson Flor do Nascimento. Barcelona: Gedisa, 1990. p. 155-161.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v.2. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2002.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Sobre a História da sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000. p. 243-27.

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Siglo Veintiuno, 1990.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Record, 1996.

HABOWSKI, Adilson Cristiano. O brincar das crianças em tempos digitais: a produção de discursos na Educação. 2023. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3873. Acesso em: 12 abr. 2024.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber Gibbon. O brincar das crianças em tempos digitais: Linhas de fuga do dispositivo de periculosidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.18, n.00, e023144, 2023a. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17975

HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber Gibbon. Pistas de devir-criança do/da pesquisador/a: linhas de fuga do dispositivo da redenção. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 17, n. 39, p. 843-862, set./dez. 2023b. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1848

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v.6, n.1, p.17-27, jan./jun. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000400010

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade: ou da modernidade educativa para uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e Diferença. In: PARAÍSO, Marlucy A. (org.). Pesquisas sobre Currículos e Culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. 1a. ed. Curitiba: CRV, 2010, p. 15-28. DOI: https://doi.org/10.24824/978856248057.7

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo-movimento: experimentações e criações no território da prática curricular. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 25. p. 99-117, 2005.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, desejo e experiência. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 277-293, maio/ago. 2009.

Downloads

Publicado

30-07-2024

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; RATTO, C. G. A APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS BRINCANTES DIGITAIS: linhas de fuga. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70363 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70363. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70363. Acesso em: 21 dez. 2024.