A APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS BRINCANTES DIGITAIS

linhas de fuga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70363

Palavras-chave:

Crianças, Brincar, Tecnologias Digitais, Hábitos, Cultivo

Resumo

Este texto investiga as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento, baseando-se em estudos já publicados em torno do brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. Dentro desse dispositivo, observamos que este agencia saberes e práticas educativas da infância onde se efetiva o brincar com tecnologias digitais como um meio para estimular o desenvolvimento cognitivo (progressivo) e fornecer suportes facilitadores para a aprendizagem escolar. Um dos elementos centrais desse dispositivo está ligado ao hábito, percebido como fundamental para a formação de um aprendiz contínuo, especialmente em termos de atitudes, ética e valores. Nesta perspectiva, este texto explora o entendimento de hábito presente nesse dispositivo (pois há uma ideia de passividade atribuída ao hábito) a partir das suas linhas de fuga desse dispositivo, isto é, as experiências e ideias dos autores que, por vezes, não foram totalmente exploradas, permanecendo enquanto virtualidade. Ao olhar para essas linhas de fuga, emerge o entendimento do aprendizado brincante digital como um processo de cultivo, potencializando as habilidades cognitivas existentes. Essa ideia de cultivo implica criar ambientes propícios para o surgimento e desenvolvimento de potenciais, enfatizando o cuidado mútuo e o crescimento entre aprendizes e educadores.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle, Brasil.

Doutor em Educação e Pós-doutorando pela Universidade La Salle. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professor da Universidade La Salle.

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; RATTO, C. G. A APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS BRINCANTES DIGITAIS: linhas de fuga. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70363 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70363. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70363. Acesso em: 21 nov. 2024.