A PÓS-MODERNIDADE DE LYOTARD (1924-1998) PARA A COMPREENSÃO TEÓRICA DO CURRÍCULO

Autores

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Educação, Currículo

Resumo

A pós-modernidade é um movimento cultural e intelectual que abrange vários setores. Uma de suas principais influências de origem foi a crise da modernidade perante os avanços sociais que ocorreram na segunda metade do século XX. O presente ensaio possui como objetivo a discussão sobre o uso da literatura pós-moderna de Lyotard para compreensão teórica de um currículo pós-moderno brasileiro. Neste contexto, foram utilizadas, para discussão, as seguintes produções de Lyotard: “Discurso da Figura” (2012); “Economia Libidinal” (1993); “Fenomenologia” (2004); “A condição pós-moderna” (1998); "O Inumano: Considerações sobre o Tempo" (1993); "O Diferendo" (2011) e “Lições sobre a Analítica do Sublime" (1993). Em suma, em uma visão lyotardiana, podemos compreender que a pós-modernidade exige uma reavaliação da educação e da formação de currículos, levando em conta a diversidade, tecnologia e a fragmentação da sociedade contemporânea e dos saberes. Na ótica lyotardiana, o currículo deve ser construído de forma a permitir a coexistência de diferentes narrativas e perspectivas. Compreende-se a ideia de uma "educação para a incerteza", que leve em conta a diversidade e a complexidade da realidade e que ajude os discentes a desenvolverem a capacidade de lidar com a incerteza e a ambiguidade, valorizando a diversidade, a pluralidade e a autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil.

Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil

Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Docente do Instituto Oswaldo Cruz.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de educação, v. 13, n. 13, p. 40-55, 2009.

BALL, Stephen J. The Teacher's Soul and the Terrors of Performativity. Journal of Education Policy, v. 18, n. 2, p. 215-228, 2003.

BARROS, José D'Assunção. História e pós-modernidade. Editora Vozes Limitada, 2019.

BATISTA, Karen; REITAS, Florence; LUFT, Maria Conceição; SILVA, Manuela Ramos. Reflexões sobre a sociedade de consumo: como os influenciadores digitais afetam o consumo na pós-modernidade? Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, v. 8, n. 1, p. 176-197, 2020.

CIERVO, Tássia Joana Rodrigues; SILVA, Roberto Rafael Dias da. A centralidade das competências socioemocionais nas políticas curriculares contemporâneas no Brasil. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 2, v 3, p. 382-401, 2019.

CORREA, Rubens Arantes. Condição, estatuto e fluxo do saber na pós-modernidade segundo Lyotard. Revista Científica do Centro Universitário Claretiano. v.2, n.1, p. 1-30. 2012.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

DAMETTO, Jarbas; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Avaliação educacional em larga escala: performatividade e perversão da experiência educacional. Educação, v. 40, n. 3, p. 619-629, 2015.

DAMIÃO, Abraão Pustrelo. A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard e suas consequências epistemológicas. Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, v. 16, n. 2, p. 100-117, 2019.

DUGNANI, Patricio. Pós-modernidade, meios de comunicação e a incerteza na sociedade do cansaço. Revista GEMInIS, v. 12, n. 2, p. 394-409, 2021.

FERRARO, José Luís Schifino. O currículo como campo de práticas discursivas: Foucault, subjetivação e (pós) modernidade. Travessias, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2009.

FORTES, Carolina Coelho. O Pós-Modernismo, Lyotard E A História. Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, v. 11, n. 2, p. 1-20, 2014.

FREITAS, Maria de Fátima. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização:intersecções na vida cotidiana. Educar, v 3, n. 29, p.12-43, 2007.

GARGANO, Rafael Silva. Arte e Política no Pensamento de Jean-Francois Lyotard. Inquietude. v. 4, n. 2, p. xx-xx, 2013.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1.355-1.379, 2010.

GREEN, Bill. Currículo, Política e a Pós-Modernidade: além da questão do conhecimento na pesquisa em currículo. Currículo sem fronteiras, v. 17, n. 3, p. 501-514, 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2023.

HENNING, Priscila. A pós-modernidade e o patrimônio cultural edificado: questões contemporâneas e seu impacto na formação do cidadão. Revista Dialectus. v. 10, n. 1 p. 64-83, 2021.

JACOMINI, Márcia Aparecida; CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo; SILVA, Raphael Bueno Bernardo da. Padronização, controle e accountability na política curricular paulista (2007-2018). Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. e260074, 2021.

JÚNIOR, Manoel Ribeiro Moraes. Encontros e Desencontros da Razão Considerações sobre modernidade e pós-modernidade entre Heidegger, Lyotard e Habermas. Problemata: Revista Internacional de Filosofía, v. 6, n. 3, p. 171-197, 2015.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna: um relatório sobre o saber. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1998.

LYOTARD, Jean-François. Discurso, figura. Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012.

LYOTARD, Jean-François. Economia libidinal. Tradução de Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 1993.

LYOTARD, Jean-François. Fenomenologia. Tradução de Rogério de Almeida. São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2004.

LYOTARD, Jean-François. Lições sobre a analítica do sublime. Tradução de Monique Klinger. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1993.

LYOTARD, Jean-François. O diferendo. Tradução de Marina Appenzeller e João Roberto de Faria. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. Tradução de Mario F. M. Oliveira. Lisboa: Edições 70, 1993.

MONTEIRO, Rosana Batista; SANTOS, Márcia Pereira Alves dos; ARAUJO, Edna Maria de. Saúde, currículo, formação: experiências sobre raça, etnia e gênero. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e200697, 2021.

OLIVEIRA, Anderson Ignacio; LOPES, Alice Casimiro. Estética, política e currículo com Jean-François Lyotard. Retratos da Escola, v. 17, n. 39, p. 775-194, 2023.

PACHECO, José Augusto. Estudos Curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2006.

POPKEWITZ, Thomas S. Estudos curriculares, história do currículo e teoria curricular: a razão da razão. Em Aberto, v. 33, n. 107, p. 47-68, 2020.

POPKIEWITZ, Thomas. Curriculum history, schooling, and the history of the present. In: POPKEWITZ, Thomas; FRANCO, Richard.; WU, Hang. Curriculum studies: The next moment. New York: Peter Lang, 2011. p. 13-38.

RAMOS, Fernanda Campello Nogueira; AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa; SOUZA, Clélia Christina Mello Silva. Educação Ambiental e as Teorias Curriculares Pós-Críticas: Reflexões. Cadernos da educação básica, v. 19, n. 1, p. 1-23, 2022.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, p. 2-20, 2007.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 1, p. 07-28, 2014.

SEIXOS, Paulo Castro. A Antropologia Pós-Moderna. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, v. 36, 2020.

SILVA, Maria Aparecida da. Currículo para além da pós-modernidade. In: Reunião Anual Da Anped, 29, Caxambu/MG. Anais [...] Caxambu/MG: ANPED, 2016. p. 1 - 17.

VEIGA-NETO, Alfredo José da. Ciência e pós-modernidade. Episteme: filosofia e história das ciências em revista, v. 13, n. 5, p. 143-156, 1998.

Downloads

Publicado

20-03-2025

Como Citar

AZEVEDO, H. J. C. C. de; MEIRELLES, R. M. S. de. A PÓS-MODERNIDADE DE LYOTARD (1924-1998) PARA A COMPREENSÃO TEÓRICA DO CURRÍCULO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e70806, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70806. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua