SENTIDOS EMERGENTES DA DIVERSIDADE DOS PRATICANTESPENSANTES DE UMA ESCOLA DE EJA EM ANGICOS/RN

Autores

Palavras-chave:

EJA, diversidade, modernidade/colonialidade, cotidianos, conversar liberador

Resumo

Este trabalho é resultante de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), cujo objetivo consiste em reconhecer e traduzir sentidos emergentes da diversidade, vivenciados por oito praticantespensantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola localizada no município de Angicos/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa, amparada pela abordagem teórico-metodológica das sociologias das ausências, sociologias das emergências e do trabalho de tradução (Santos, 2002), e como procedimentos utilizam-se o sentimento do mundo (Alves, 2009), as redes de conversações (Ribeiro; Souza; Sampaio, 2018) e a escuta sensível de Barbier (1998). Os praticantespensantes da EJA revelam dinâmicas de vidas tensionadas por racismo, sexismo, patriarcado, heteronormatividade, etarismo, entre outros que têm servido para produzir e legitimar processos de exclusão e marginalização social. A pesquisa reconheceu e traduziu deslocamentos políticos nos indivíduos, mudanças nos modos de pensar/conhecer seus respectivos cotidianos e capacidades de transgressão de questões socialmente postas. Compreende-se que maneiras próprias e intersubjetivas de sentir, fazer e pensar, sinalizadas pelas trajetórias de vida dos sujeitos da escola investigada, podem se incorporar aos currículos, às práticas e projetos pedagógicos desta modalidade de ensino.

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Biografia do Autor

Emanuella de Azevedo Palhares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade do Estado Rio de Janeiro. Docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

19-03-2025

Como Citar

PALHARES, E. de A.; SILVA, F. C. da. SENTIDOS EMERGENTES DA DIVERSIDADE DOS PRATICANTESPENSANTES DE UMA ESCOLA DE EJA EM ANGICOS/RN. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e70828, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70828. Acesso em: 30 mar. 2025.

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