O SUJEITO EMPREENDEDOR DE SI NO NOVO ENSINO MÉDIO

uma análise a partir do currículo mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71539

Palavras-chave:

Empreendedor de si mesmo, Novo Ensino Médio, Currículo Referência de Minas Gerais, Educação Profissional Tecnológica

Resumo

Este artigo visa analisar o empreendedorismo de si no currículo mineiro a partir do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017. Foram selecionados três trechos do Currículo Referência de Minas Gerais (CREM) relativos a esta etapa da educação básica. Essa seleção esteve precedida de uma busca em que o empreendedorismo, mais especificamente o de si, pudesse ser rastreado no documento. O termo foi tomado a partir da produção de Christian Laval e Pierre Dardot, cuja compreensão se ampliou com o desenvolvimento do neoliberalismo, decorrente da ideia de “Empresário de si mesmo” em Michel Foucault. Os excertos foram analisados à luz de um referencial teórico com expressiva tradição para se discutir a Educação numa perspectiva integral, abrangendo a Educação Profissional Tecnológica (EPT). Os resultados indicam que a concepção de sujeito empreendedor de si localizada no CREM se distancia das bases epistemológicas vinculadas à tradição da EPT por reduzir a formação ao desenvolvimento do sujeito em atendimento às exigências do mercado de trabalho. Sendo ele compreendido como um capital, um capital humano, deve valorizar-se indefinidamente de maneira a superar a concorrência e as instabilidades de seu entorno. Em contraponto, uma educação pensada de maneira integral, baseada nos conceitos de politecnia e formação omnilateral, visa a emancipação humana, sendo o trabalho pensado como princípio educativo. Defende-se um projeto educacional que promova a formação humana e integral das juventudes, articulando educação e trabalho à ciência, tecnologia e cultura.

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Biografia do Autor

Bruna de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo e Professor no Instituto Federal de Minas Gerais

 

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

GONÇALVES, B. de O.; SILVA, J. F. da . O SUJEITO EMPREENDEDOR DE SI NO NOVO ENSINO MÉDIO: uma análise a partir do currículo mineiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71539, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71539. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71539. Acesso em: 16 dez. 2024.