O CONHECIMENTO COMO CENTRO DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autores

  • Marta von Dentz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.19088

Resumo

O presente ensaio propõe-se a aprofundar as políticas de constituição do conhecimento escolar com ênfase no currículo uma vez que este possui implicação direta no conhecimento que é transmitido na escola. Objetiva-se estabelecer um diálogo acerca do conhecimento como centro dos estudos e das práticas curriculares, problematizando os modos pelos quais se intensificam, atualmente, as estratégias econômicas de regulação deste conhecimento escolar. A mobilização desta temática se organiza em três enfoques principais, a saber: currículo, conhecimento e escola. Nessa direção, o conhecimento como centro dos estudos e das práticas curriculares tem se apresentado como um espaço de interesses trazendo desafios preponderantes para o currículo que, por sua vez, se materializa nas instituições escolares. As estratégias econômicas de regulação do conhecimento escolar encontram no currículo um espaço propício de expansão o que aponta para uma transposição tensa de uma perspectiva educacional emancipatória para uma perspectiva que visa a mercantilização da educação de forma geral. Enfim, pretende-se neste ensaio, ressaltar que a função da escola consiste em ensinar conhecimentos que oportunizem, aos educandos, o melhor entendimento do mundo em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta von Dentz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul; Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professor Adjunto na Área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim e do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida Universidade.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

DENTZ, M. von; DIAS DA SILVA, R. R. O CONHECIMENTO COMO CENTRO DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES: UMA REVISÃO TEÓRICA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.15687/rec.v7i3.19088. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.507521. Acesso em: 26 abr. 2024.